No lugar de uma galeria, a praça cívica. Ao invés de moldura, linhas de nylon para exibir fotografias e divulgar a arte fotográfica de universitários. Com este pensamento é que pela primeira em sua história, o município de Alto Araguaia (região Sul de Mato Grosso) terá uma exposição de fotografias a céu aberto. Trata-se do 1º Varal Fotográfico, evento inédito no município, que será no próximo dia 18 de junho na Praça da Igreja Matriz e contará com trabalhos dos estudantes do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A amostra é aberta ao público e será das 17h à 22h. A expectativa é de expor cerca de 80 fotografias.
O 1º Varal Fotográfico de Alto Araguaia não terá um tema específico, mas a grande aposta dos estudantes será fotografias de fauna e flora e ações humanas. Muitas delas, para não dizer todas, feitas em Alto Araguaia. Para adiantar e aguçar a curiosidade do público, a exposição promete mostrar a vida selvagem de araras, tucanos, cobras, beija-flor, flores, entre outros animais.
A grande aposta de um grupo de universitário para prender a atenção do público é investir da exposição de cachoeiras, principal meio de difusão do turismo em Alto Araguaia. Tudo bem pensado para agradar o público foto-espectador que visitar a exposição no próximo dia 18 de junho. O evento será a céu aberto, portanto não será cobrada taxa de visitação.
A proposta da exposição é de difundir na sociedade o interesse e o conhecimento pela fotografia como expressão artística, bem como divulgar o município de Alto Araguaia e região, conhecido por suas belezas naturais e sua arquitetura barroco-colonial.
O Varal Fotográfico quer proporcionar aos transeuntes a quebra da rotina do dia a dia no centro da cidade. Quem passar pela Praça da Igreja Matriz vai se surpreender com a qualidade dos trabalhos expostos
Para muitos universitários, participar de uma exposição como essa é algo inédito e uma oportunidade ímpar para mostrar o talento por traz das lentes de uma câmera.
Texto por Marcos Cardial
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24771 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária