A Universidade do Estado de Mato Grosso( Unemat) em Cáceres sedia até o dia 27 de maio o 4°Fórum Regional sobre Drogas . O evento que teve início na noite de ontem (25) envolve os municípios que compõem o o Consórcio Intermunicipal Complexo do Pantanal e tem como propósito debater e apresentar diretrizes para a elaboração da politica sobre drogas para o Estado de Mato Grosso a partir da participação da sociedade organizada.
A Unemat é parceria na execução do fórum em Cáceres , por meio da participação da Pró-reitoria de Extensão e Cultura(Proec) e Coordenação Regional do Campus de Cáceres, que assegurou condições de infra-estrutura para realização das atividades do evento que conta com palestras e oficinas.
Para a pró-reitora da Proec, Juliana Mattiello, que na abertura representou o reitor da Unemat Adriano Silva, é tarefa da instituir apoiar e contribuir para a realização de eventos que tem como propósito discutir e trazer ações para combater esse problema aflinge toda a sociedade. A pró-reitora destacou o empenho da coordenação do campus em possibilitar condições logísticas para receber o evento.
Na abertura do evento realizada neste quarta-feira(25) no auditório Edival dos Reis na Cidade Universitária da Unemat em Cáceres , secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa falou da prioridade do governo na gestão e formulação de uma Política Estadual sobre Drogas para um público f representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário do municípios, integrantes dos conselhos municipais, além de profissionais da educação e saúde. Lessa enfatizou a importância da articulação de todas esferas de governo para resolução desse problema que é umas das principais causas de aumento da criminalidade e da violência no estado e no país.
Lessa falou da importância de trazer para Cáceres a realização do fórum pela localização geográfica do município e também da vasta dimensão terriotorial do estado que faz fronteira com com a Bolívia, que é um país produtor de drogas. “Tal circunstância contribui para o agravamento crescente dos índices de violência, de criminalidade e na disseminação das drogas em todas as camadas sociais”.Outras autoridades também fizeram menção a essa situação da região que a torna mais vulnerável por ser rota e escoamento de drogas .
Presente também na abertura, o secretário adjunto de Segurança Pública Alexandre Bustamante, falou do papel da familia no trabalho de prevenção do uso de drogas. O secretario enfantizou o papel da Sejusp na combate e na repressão do tráfico de drogas.
A palestra”A integração dos poderes no enfrentamento às drogas” apresentada pelo juiz da 2° Vara Criminal da Comarca de Cáceres , Geraldo Fidélis, abriu os trabalhos do fórum. Também docente da Faculdade de Direito da Unemat , Fidélis falou sobre os aspectos que devem envolver os pólitica de combate às drogas, um trabalho em rede com ações na área da Educação, Saúde e Justiça.
O fórum é uma realização do Conselho Estadual de Politicas sobre Drogas de MT(COAD) sob a coordenação da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos. Ao todo serão 15 reuniões realizadas por regiões em todo estado. A sediada no município de Cáceres , o fórum conta com a participação de representantes de 12 municípios que formam o consórcio Intermunicipal Complexo Nascente do Pantanal.
Além da Unemat são parceiros na realização do evento o Consórcio Municipal Complexo Nascente do Pantanal, polícias Militar e Judiciária, Secretaria de Estado de Saúde, Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Cáceres(COMAD), Prefeitura Municipal de Cáceres, Secretaria de Ação Social e Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso.
Estiveram presentes na abertura do evento o prefeito de Cáceres Túlio Fontes, o vereador Alvacil Alancar que representou o Legislativo de Cáceres, a promotora Maria Valnice Silva dos Santos; o procurador da república Juliano Baggio Gasperin; a secretária adjunta de Justiça do Estado de Mato Grosso, Vera Araújo; a representante da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso( Seduc) Maria Marcelo Carvalho, os juízes de direito Adauto dos Santos Reis , e presidente da COMAD de Cáceres, Francisco Vigo .
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24784 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária