A proposta articuladora "A Universidade na Escola" idealizada pela professora
Ms. Maria Fátima Castilho do Departamento de Pedagogia da Unemat, campus de Sinop,
desenvolvida com a colaboração das professoras Ademilde G. Kato, Edneuza
Trugillo e Ana Lúcia Andruchak envolve os alunos do VII semestre do
curso, no cumprimento da disciplina Estágio Curricular Supervisionado
Ensino Fundamental. Trata-se de um trabalho de parceria com as escolas do
município, em seu primeiro semestre de implantação, podendo ser estendida
às outras modalidades de estágio no Campus de Sinop.
As ações têm como questões balizares: a relação tríade: ensino, pesquisa e
extensão; a articulação entre projetos de pesquisa e práticas pedagógicas;
a ação-reflexão-ação; a globalização e significatividade; o resgate do
sentido e concepção de prática e de estágio, e a prática pedagógica como
mediadora. Tais princípios visam aprofundar assuntos relacionados às
séries inicias emergentes do cotidiano escolar que devem ter como suporte
as teorias estudadas no decorrer do curso, garantindo assim e de fato, a
relação teoria e prática, no momento do estágio.
A operacionalização das ações propostas consta com a participação da
Secretaria de Educação na indicação, por semestre, de no máximo três
escolas para a atuação dos estagiários, levando em consideração diferentes
aspectos, entre os quais o interesse das instituições em manter um vínculo
com a Universidade. Os estagiários trabalham em dupla sempre que
possível; numa modalidade de monitoria, estarão concentrados/as em
determinadas escolas tendo como primeiro critério de agrupamento os
projetos de pesquisa afins. Além dessa participação a SMEC contribui
também com o fornecimento de materiais para a realização das atividades
propostas no estágio.
No projeto que já se encontra em desenvolvimento na Escola
M. "União" e na Escola M. São Cristóvão, a operacionalização do estágio
se dá em três etapas: a PROBLEMATIZAÇÃO: Etapa que corresponde à leitura
crítica da realidade da sala de aula e da escola como todo; a PRÁTICA
PEDAGÓGICA com uma carga horária de 120 horas em sala de aula
contemplando as mais diversas áreas do conhecimento, tendo como parâmetro
maior, a proposta da escola e a organização dos conteúdos estabelecidas
na proposta da professora titular da turma e por último, 40 horas de
Intervenção, tendo como sustentação a relação dialética
ação-reflexão-ação.
Tendo, portanto, três etapas a cumprir "os acadêmicos do VII semestre
atualmente estão na 3ª etapa, a da intervenção, prestando atendimento aos
alunos em defasagens na escola, dessa forma trabalhando com metodologias
diversificadas e atividades significativas para o aluno. Com isso se
busca contribuir para a superação de seus limites e o prazer pela
aprendizagem. Assim, os estagiários estão interpretando o cotidiano
escolar, vivenciando na prática situações de docência e intervindo na
realidade escolar. O curso de Pedagogia, assim, está garantindo sua
inserção nas escolas e contribuindo com a qualidade do ensino municipal no
exercício daquilo que de fato é sua função como curso de formação de
professores.
Já se pode dizer que o trabalho vem sendo muito elogiado pela Secretaria
Municipal de Educação e todos os envolvidos nas atividades. "Era
exatamente isso que a Secretaria esperava do curso de Pedagogia e esperava
da Universidade: um trabalho em parceria em que todos tivéssemos sucesso,
no sentido de buscarmos estratégias para a melhoria do ensino", afirmou
Profª Rosa, atual Secretária de Educação no município, quando da
apresentação da proposta pela equipe de estágio à Secretaria de Educação.
Prof. Ms. Maria Fátima Castilho
Responsável pela equipe de Estágio Ensino Fundamental
Unemat - Campus de Sinop
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