Mato Grosso, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat assina ?Carta de Boa Vista? por mais investimentos na região Norte
Pesquisa Científica
Unemat assina ?Carta de Boa Vista? por mais investimentos na região Norte
17/05/2011 14:27:41
por Coordenadoria de Comunicação Social

Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduações da região Norte do país estiveram reunidos na semana passada em Boa Vista – Roraima, e assinaram conjuntamente um documento denominado “Carta de Boa Vista”, em que apontam as desigualdades que as instituições de ensino superior destas regiões sofrem com relação a pesquisa científica e pós-graduações. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, professora drª. Áurea Regina Alves Ignácio esteve na reunião representando a instituição.

Segundo a professora, as universidades situadas na região Norte encontram maior dificuldade de acesso aos financiamentos e apresentações de propostas porque os editais são publicados em nível nacional, quando o ideal era fomentar políticas direcionadas à região como forma de diminuir as desigualdades existentes.

Entre os pontos destacados no documento está a necessidade de superar as assimetrias regionais no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, isso porque as instituições localizadas na região Norte continuam recebendo menos de 5% dos recursos de fomento e bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq). Esses dados afetam também a quantidade de pós-graduações existentes na região, que representam somente 4,26% dos cursos stricto sensu, o que reflete na quantidade de doutores existentes na região, que representam somente 4,74% do total existente no país.

Além disso, os pró-reitores apontam a necessidade de manter políticas públicas direcionadas para a região e também de qualificar o quadro profissional dotando a região com recursos humanos para a pesquisa científica. A implementação de política de atração de doutores para a região Norte, com a expansão do sistema de pós-graduação da região apontando como meta triplicar o número de doutores na Amazônia até 2020.

A pró-reitora Áurea, acredita que a mobilização das instituições públicas de ensino superior é fundamental para proporcionar um salto de qualidade e com isso propiciar que a região tenha maior acesso e desenvolvimento tecnológico.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24681 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada