Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em parceria com a Secretaria Estadual de Mato Grosso, o Governo do Estado de MT e a Universidade de Brasília (UnB) irão realizar de 17 a 19 de maio no campus da Unemat em Juara o "Seminário: Educação do Campo – Uma política Constituinte".
Serão ofertadas 90 vagas para professores, as inscrições devem ser feitas pelo e-mail leal@unemat.br. No ato de inscrição deve-se informar o nome, a instituiçãode origem e o telefone para contato.
O objetivo do evento é dialogar sobre questões e práticas curriculares das escolas e do curso, no contexto da reflexão pedagógica da Educação do Campo, criar debates sobre concepção de escola e sociedade, possibilitar formação política, gerar a crítica embasada e intercambiar práticas inovadoras.
Educação do Campo
O modelo de educação implantado no campo foi por muitos séculos excludente e preconceituoso. Segundo dados do departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a política agrária durante o regime militar incentivou a concentração da propriedade da terra através de incentivos financeiros, beneficiando as grandes empresas de insumos e de produtos agrícolas. Essa política teve também como objetivo principal impedir a organização dos trabalhadores (as) do campo, e, dessa forma, qualquer resistência organizada a essa política concentradora e excludente.
Para essa elite do Brasil agrário, as mulheres, indígenas, negros (as) trabalhadores (as) rurais não precisavam de escolarização, afinal para desenvolver o trabalho agrícola não precisavam aprender a ler e escrever.
De modo geral a educação no campo apresenta diversos problemas como: alta evasão escolar, baixa escolarização, alto índice de repetência, entre outros. Com o intuito de modificar esta realidade têm sido criadas políticas compensatórias e programas emergenciais com o objetivo de aliviar esta demanda.
A expressão Educação do Campo passou a ser utilizada a partir da I Conferencia Nacional por uma Educação Básica do Campo realizada em 1998 em Luziânia – Go.
A educação no campo tem características e necessidades próprias para o aluno do campo em seu espaço cultural, sem abrir mão de sua pluralidade como fonte de conhecimento em diversas áreas.
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30/07/2021
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