Seminário “Dimensões da Sustentabilidade” discutiu elaboração de políticas públicas para conservação dos recursos da Bacia Hidrográfica do rio das Mortes. Apresentada pela professora doutora Patrícia Maria Martins Napolis, pesquisadora do Centro de Limnologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal (Celbe) da Unemat, na palestras foram apresentados os resultados da tese de doutoramento da pesquisadora que teve como título “Políticas Públicas na Bacia Hidrográfica do rio das Mortes - Mato Grosso - Brasil: Educação Ambiental para Vidas”.
O evento foi realizado na noite desta quinta- feira(28/04) no Auditório Edival Reis na Cidade Universitária da Unemat em Cáceres e reuniu pesquisadores , professores, acadêmicos da Unemat e de cursos técnicos para formação de Educadores Ambientais que atuam no município .
O trabalho de pesquisa envolveu 11 dos 21 municípios inseridos na Bacia do Rio das Mortes. As cidades escolhidas têm em comum o fato de serem banhadas no seu espaço urbano por rios que pertencem à bacia. Tal escolha foi feita, segundo a pesquisadora pela grande extensão da bacia que abrange mais de 6% do território mato-grossense.
Nesses municípios foram observadas a caracterização socioambiental e o contexto da Educação Ambiental. Este último utilizou como metodologia a aplicação de questionários e entrevistas. Com os questionários a intenção da pesquisadora foi saber junto aos órgãos como Secretaria de Meio Ambiente, Educação e instituições de proteção ambiental como ocorria a Educação Ambiental no município , as estratégias utilizadas pelos órgãos , frequencia e formas de participação popular. Já as entrevistas foram realizadas com ribeirinhos de seis comunidades pertencentes à Bacia do Rio das Mortes e demonstraram a relação dessas comunidades com o ambiente
A pesquisa identificou a diversidade de padrões de ocupação existentes na bacia que abrange desde a agricultura e a pecuária intensiva com um quadro preocupante de degradação, como também espaços relativamente conservados como as APP’s e TI ‘s. Com o trabalho a pesquisadora buscou contribuir com a construção de propostas de Educação Ambiental a partir do fornecimento de diagnósticos. Estes construídos a partir dos olhares dessas populações sobre suas necessidades e proposições.
O seminário é uma realização do Celbe, Pró-reitoria de pesquisa e Pós- Graduação ( (PRPPG) e Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e visa possibilitar a articulação do conhecimento em pesquisa e pós-graduação na Unemat , com enfoque para a área ambiental. A intenção é a de socializar os conhecimentos produzidos pela universidade e também por meio de parceria institucionais com outras instituições de ensino superior para comunidade acadêmica e geral.
As atividades começaram no segundo semestre de 2010 com palestras realizadas quinzenalmente. Ao todo foram 09 palestras. Saiba mais sobre o seminário acessando http://www.unemat.br/eventos/seminarioppgca
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24765 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária