A emoção tomou conta da cerimônia de conferência de grau de 74 acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Geografia pelo Programa Parceladas no município de Poconé. O Programa Parceladas é mantido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) há 19 anos como meio de garantir a formação de professores em cidades do interior, em uma modalidade de ensino diferenciada, onde pesquisa e ensino atuam de forma conjunta.
A colação de grau ocorreu na noite desta quinta-feira (07) no Clube Cidade Rosa, e contou com a presença dos acadêmicos, familiares e sociedade, além do reitor da Unemat, Adriano Aparecido Silva, secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, do prefeito municipal Arlindo Marcio Morais, vereadores, diretor do Programa Parceladas, Flávio Luiz Paula de Almeida.
O formando em geografia, Alessandro Bento, afirmou que a formatura foi o momento máximo de uma realização de um sonho. Ele agradeceu a Unemat pela oportunidade de concluir o ensino superior e destacou a qualidade do curso. “Antes mesmo de concluir a faculdade eu fui aprovado no concurso de estado, e não só eu, mas outros colegas também. Isto mostra para o Estado que o Programa Parceladas da Unemat tem qualidade”, disse.
Janilce de Campus Suares, que formou em biologia, também foi aprovada no concurso público do estado, e comemorou sua formatura. “A Unemat, por meio da Parceladas possibilitou a realização de um sonho para muitos que não tinham condições de sair daqui de Poconé para estudar e nem de pagar por uma universidade particular. Foram cinco anos de lutas, mas valeu a pena, porque tivemos vitória”, disse.
O formando em geografia, Deoclécio Francisval de Aquino Nunes, também agradeceu a oportunidade de fazer o ensino superior no município, e lembrou que sem a presença da Unemat ele não poderia ter realizado um sonho, dada as dificuldades em deixar família e filhos para estudar e trabalhar em outro lugar. “A Unemat contribuiu de forma importante para o desenvolvimento de Poconé”, disse.
O prefeito Tico de Arlindo, também destacou a contribuição social que a Universidade do Estado de Mato Grosso para com o município e afirmou que a parceria foi fundamental para oportunizar e qualificar a população da cidade.
Nos discursos dos oradores, os acadêmicos demonstraram o compromisso social que eles têm frente a sociedade, uma vez que tiveram a oportunidade de fazer uma faculdade pública, e que agora devem devolver os investimentos da sociedade com dedicação e trabalho. O diretor do Programa Parceladas, Flávio Luiz de Almeida, destacou a importância e o significado da colação de grau para o programa, lembrando que a data marca o início das comemorações pelos 20 anos do programa que visa garantir a formação de professores em serviço, possibilitando que eles estudem durante as férias escolares e assim concluam e se qualifiquem em nível superior.
O reitor Adriano Silva destacou o pioneirismo e a coragem da Unemat ao criar o Programa Parceladas há quase duas décadas, quando os professores da instituição ficavam dias nas estradas do Estado para levar o ensino superior a população de regiões mais distantes da capital como Comodoro, Alta Floresta, Vila Rica, Luciara e tantos outros municípios. “Esse programa tem feito uma revolução silenciosa no Estado de Mato Grosso contribuindo significativamente com o desenvolvimento de Mato Grosso”, disse.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, destacou durante a cerimônia a importância emancipadora da educação e o esforço que o governo do estado vem fazendo para qualificar a mão-de-obra para ocupar os novos postos de trabalho que vem surgindo. Segundo ele, as empresas se interessam em se instalar em regiões onde a população está qualificada para o mercado de trabalho, e o programa Parceladas e a Unemat acabam contribuindo para que isso ocorra em várias regiões. Eliene também assumiu o compromisso de trabalhar junto da Unemat para fortalecer e qualificar a população do estado.
20 anos Parceladas:
As comemoração dos 20 anos do Programa Licenciaturas Parceladas começaram com a colação de grau em Poconé e se estenderão por vários municípios neste ano, com seminários e encontros de egressos e também de acadêmicos das turmas para discutir os rumos e perspectivas do programa.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24812 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária