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Departamento de Pedagogia elabora estágios em ambientes não escolares
Evolução
Departamento de Pedagogia elabora estágios em ambientes não escolares
06/04/2011 10:32:02
por Coordenadoria de Comunicação Social

O Departamento de Pedagogia da Unemat, Campus de Cáceres, iniciou neste semestre uma nova forma de estágio curricular, que é o estágio em espaços educativos não escolares. Esse estágio supervisionado abrange o desenvolvimento de atividade docente/pedagógica em uma comunidade, numa perspectiva de educação não-escolar, proporcionando ao estagiário o aprender a ser professor comprometido com a inclusão e combate às desigualdades sociais.

No estágio supervisionado em espaços educativos não escolares tem o intuito de fazer uma investigação para o levantamento de crianças que se encontram fora da escola, de Jovens e adultos não alfabetizados; inserção em projetos de educação popular, sindical e projetos assistenciais e atuação em espaços institucionais na área de serviços que demandam conhecimentos pedagógicos específicos. A partir do contato com os espaços não escolares serão identificadas as necessidades educativas mais imediatas, elaborada e desenvolvida uma proposta pedagógica que procure contemplar interesses dos sujeitos envolvidos.

As universidades, assim como quaisquer outras instituições, paulatinamente necessitam de se adequar aos processos de desenvolvimento econômico e social.

O compromisso social da universidade deve ser muito mais efetivo, visto que ela faz parte de um contexto global inclusivo que a determina, devendo colaborar para a manutenção ou para a transformação da sociedade. Por isto a importância desta vivência dos futuros professores dentro da comunidade.

De uma forma geral, os estágios supervisionados desenvolvidos em um ambiente não escolar visam uma transformação na construção profissional dos alunos, em que empiricamente ele é apresentado a realidade social da comunidade,

Em 2011/1 os acadêmicos do 8º semestre de Pedagogia, estão organizados em seis grupos, atuando nos seguintes espaços: sócio-economia solidária, catequese, Projeto Gonçalinho, grupo de mulheres e na educação de jovens e adultos – Proeja-Fic.

Este tipo de atividade, além de propiciar uma formação profissional mais abrangente, favorece uma maior integração universidade-comunidade.

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