Foi lançada ontem a noite no auditório Edival dos Reis, em Cáceres, a Rede de Incubadoras de Empreendimentos Econômicos Solidários do Centro Oeste (REINESCO).
A Rede é composta por quatro universidades parceiras, além da Unemat – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(UFMS), Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul(UEMS), Universidade de Brasília(UnB), Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD).
Cerca de 50 pessoas ouviram atentamente a mesa de autoridades composta por Daniela Gomes, Coordenadora de Estudos e de Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), professor Rossandro Ramos, Analista da Financiadora de Estudos e Pesquisas (FINEP), professora Rita Limberti, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD), professora Beatriz dos Santos Landa, Pró- Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual de Mato grosso do Sul (UEMS), professora Dalva Mirian Avero, Coordenadora do Programa UFMS vai a Escola, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), professor Pedro Isaac, Coordenador da Incubadora Social da Universidade de Brasília (UNB), professora Lúcia Gonçalves, representando a câmara de vereadores de Cáceres, professor Clovis Vailant, Coordenador da Unitrabalho da Universidade do Estado de Mato grosso (Unemat) e representando o reitor da Unemat professor Adriano Silva, a Pró Reitora de Extensão e Cultura, professora Juliana Mattiello.
A emoção deu o grande tom da noite, onde a importância do lançamento do projeto em rede foi salientada. Reunir as universidades do Centro Oeste em torno de temas comuns a trabalhadores e trabalhadoras promovem a troca de experiências e fortificam as articulações desta região do país em relação ao desenvolvimento real da economia solidária.
Segundo o professor Clovis Vailant, é necessário que a sociedade acadêmica reflita sobre iniciativas populares. Para ele a união das instituições gera um crescimento na área de pesquisa, onde o conhecimento é repartido com a sociedade de modo que haja um maior desenvolvimento econômico e social.
Uma linha cronológica da Finep foi traçada pelo professor Rossandro Ramos, para ele, após vários momentos distintos, chegou a hora de utilizar as tecnologias pesquisadas para o desenvolvimento social, para isto pontuou a necessidade de se conhecer a demanda oriunda da coletividade, para que de forma horizontal a rede, formada pelas cinco instituições de ensino do Centro Oeste possam dividir as informações através das incubadoras para se chegar a um produto final.
Na economia solidária o conhecimento socializado produz tecnologias sociais com a comunidade, que além de acender o desenvolvimento cria igualdade.
De acordo com o Dicionário Aurélio, o verbo incubar vem do latim incubo e significa“estar deitado sobre”. Incubadora é um aparelho utilizado em maternidades, que tentam recriar o ambiente uterino a crianças nascidas prematuras. Dar a devida assistência para que algo possa vir a nascer e sobreviver.
Incubadora é a denominação utilizada para definir o espaço institucional para apoiar a transformação de empresários potenciais em empresas crescentes e lucrativas. Incubadoras Sociais, ou seja, empreendimentos destinados a dar assistência e amparar o estágio inicial de empreendimentos econômicos solidários, sobretudo aquelas ligadas a universidades. Para o professor Pedro Isaac, a fomentação de incubadoras neste projeto visa formar pessoas que pensem a partir das realidades do Centro Oeste.
“Um movimento histórico”. Esta foi a denominação que a professora Dalva Mirian Avero deu para o lançamento do REINESCO. A professora Rita Limberti ratificou a afirmação acrescentando que a rede é da região Centro Oeste e que a solidariedade através do trabalho será transformadora para a região.
A coordenadora de Estudos e de Divulgação do SENAES Daniela Gomes, informou que o governo federal apóia atualmente cerca de 180 incubadoras no país com verba de mais de 25 milhões de reais.
Terminando o evento a Pró-reitora de Extensão e Cultura da Unemat, professora Juliana Mattiello observou o trabalho das gestões antigas, onde segundo ela a semente da extensão foi plantada. Juliana Mattiello afirmou que o papel da universidade é ampliar os conhecimentos para fora de seus muros, criando alternativas de desenvolvimento para a comunidade em si. Segundo ela há vontade por parte da nova gestão em enfrentar este desafio, que conta com total apoio e compromisso do reitor Adriano Silva.
No termino da reunião a palavra paixão surgiu para sintetizar a direção seguida por esta rede de solidariedade.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24785 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária