O 1º Fórum de Mobilização Social sobre o Potencial Mineral da Serra do Caeté,aconteceu hoje (21/03) em Mirassol D´Oeste. Vários empresários e autoridades estiveram presentes na Câmara Municipal da cidade, onde aconteceu o Fórum que teve como principal objetivo esclarecer as dúvidas sobre o andamento dos trabalhos que o governo estadual deverá desenvolver na região e desmistificar o assunto apontando o real acontecimento dos procedimentos a serem tomados, evitando assim especulações errôneas sobre o assunto.
Descoberta em Mirassol D’Oeste, a jazida de ferro tem aproximadamente 11,5 bi de toneladas, segundo relatório preliminar da CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais Serviço Geológico do Brasil ) – Serviço Geológico do Brasil, o que faria do Mato Grosso, estado que é exportador de minério, atualmente o estado importa parte do minério utilizado. O governo do MT informou que apenas a jazida de ferro é quase três vezes maior do que a mina de Carajás (PA), a principal da Companhia Vale do Rio Doce.
O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf e o superintendente de Minas, Joaquim Moreno, apresentaram, durante o evento, uma palestra com os estudos realizados até o momento e mapeamento da área.
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) foi convidada, a fim de auxiliar nas pesquisas. Estiveram presentes durante o ato, o vice-reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Dionei Silva, o professor Evaldo Ferreira, diretor do Instituto Ciências Sociais Aplicadas, professora Zulema Figueiredo, diretora do Instituto de Ciências Agrárias, professores Marcos Figueiredo e Alaíde Montechi Durão, do departamento de geografia, Miguel Castilho, chefe de gabinete e professor César David Mendo, assessor de gabinete da reitoria.
O local permitirá a pesquisa em vários setores e cursos da universidade possibilitando aos alunos e docentes da Unemat o acesso a um rico centro de pesquisas.
Segundo Dionei Silva, o local auxiliará as pesquisas desenvolvidas pela instituição. Para ele a Unemat terá uma importância singular na análise da região da Serra do Caeté.
Para entender
A extração de recursos da natureza é uma atividade muito antiga, baseada na necessidade de sobrevivência do homem e no desenvolvimento da sociedade. A presença de recursos minerais em uma determinada área está associada ao longo histórico geológico da terra. Normalmente os minerais encontram-se agre-gados a rochas, contudo em alguns casos aparecem em concentrações maiores, possibilitando com isso sua melhor exploração no nível econômico. Quando ocorre essa concentração de minerais, o local fica conhecido como jazida. No Brasil existe uma grande quantidade de recursos minerais metálicos, esse fator se dá pela grande área territorial (8.547.403 Km2) e pela presença de escudos cristalinos (cerca de 32% do território), locais onde se concentram esses minerais. Os principais minerais encontrados no Brasil são: estanho, minério de ferro, bauxita, manganês, cobre e ouro.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24796 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária