Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
Egresso da Unemat é aprovado em mestrado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Destaque
Egresso da Unemat é aprovado em mestrado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica
03/03/2011 15:50:09
por Coordenadoria de Comunicação Social

O ex-acadêmico do curso de Licenciatura em Computação no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso em Alto Araguaia, Lucas Kriesel Sperotto, foi aprovado no mestrado em Engenharia Aeroespacial e Mecânica na sub-área de Mecatrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEAV). O egresso é recém-formado, tendo colado grau no dia 10 de fevereiro deste ano.

 A aprovação no mestrado em uma das instituições mais concorridas do país é resultado dos desdobramentos de pesquisa realizada no curso de graduação que culminou com a monografia: “Cálculo e análise das funções de forma do método element-free Galerkin em Java”, que foi orientada pelo professor dr. Gleber Nelson Marques. A pesquisa do acadêmico tem interesse para aplicações aeroespaciais, tanto que seu projeto no mestrado é entitulado: “Aplicações do método element-free Galerkin em problemas de Engenharia Espacial”, recebeu inclusive bolsa de estudos.

 O orientador de Lucas Sperotto na graduação professor Gleber destaca que a aprovação do ex-aluno é fruto dos desdobramentos de pesquisa vinculada ao grupo de Pesquisa da Unemat em Alto Araguaia denominado Laboratório de Modelagem e Simulação Computacional de Alto Desempenho (LAMSCAD) e do projeto de pesquisa denominado Laboratório para Experimentos Virtuais em Engenharia (LE x VE) financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso e que contam com pesquisadores vinculados a outras instituições como a Universidade Estadual Paulista (UNESP) de São José do Rio Preto, Institutos de Estudos Avançados do Centro Técnico Aeroespacial.

 Para o professor, os investimentos que estão sendo feitos no campus de Alto Araguaia, principalmente no que diz respeito a equipação do Centro de Pesquisas, chamado de (CEPAIA) que permitirá a ampliação de linhas de pesquisa e com isso darão maiores oportunidades aos acadêmicos com pesquisas em outras aplicações também consigam ingressar em programas de mestrado e doutorado.

 Os investimentos no Centro de Pesquisa vão garantir, por exemplo, a ampliar as pesquisas na área de Computação de Alto Desempenho, que requer a instalação de um cluster de computadores, que pode ser chamado também de “supercomputador”, que será montado com a colaboração do IEAV/CTA no campus de Alto Araguaia.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24688 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada