A Universidade do Estado de Mato Grosso recebeu na manhã de hoje (21) a Escritura Pública de Doação da área onde está a Cidade Universitária, no município de Cáceres. O documento foi assinado pelo prefeito municipal Túlio Aurélio Fontes e pelo reitor Adriano Aparecido Silva, no plenário da Câmara Municipal. Com isso o imóvel de 283.124,26 m2 (duzentos e oitenta e três mil, cento e vinte e quatro metros e vinte e seis decímetros quadrados), avaliado em cerca de R$ 1,8 milhão passa ser oficialmente da Unemat.
O reitor Adriano Silva destacou a importância desse ato para a consolidação do sonho da comunidade em ter a cidade universitária. Ele lembrou que em 2002, a área em questão foi doada, pelo então prefeito Túlio Fontes, mas a escritura não havia sido transferida e com isso a Unemat estava encontrando dificuldades para receber recursos públicos a fim de realizar investimentos na Cidade Universitária.
Para o vice-reitor Dionei José da Silva o exemplo da Prefeitura de Cáceres em regularizar a questão do imóvel junto à Unemat vai servir de exemplo para outras prefeitura do Estado, em que também os imóveis onde a universidade está instalada pertencem aos municípios.
Adriano afirmou ainda que a Unemat vem trabalhando para se consolidar em todo o estado e que jamais deixará de ser parceiro para o desenvolvimento da região. “Nunca deixarei de lutar por Cáceres, a Unemat é parceira para fortalecer e desenvolver a região Oeste de Mato Grosso”, ressaltou.
O prefeito municipal, disse que a entrega da escritura do imóvel é a concretização de um sonho que iniciou há quase 10 anos, quando em 02 de maio de 2002 foi aprovada a lei municipal nº 1.785, ainda na sua primeira gestão, de doação da área para a edificação da Cidade Universitária. Túlio Fontes ressaltou a importância que a Unemat tem para o município, sendo o berço da Universidade do Estado, e com a entrega da escritura definitiva, acaba garantindo que a sede da Unemat continue sendo em Cáceres.
O vereador Celso Fanaia, que também é professor da Unemat, esteve participando da solenidade em nome do Poder Legislativo lembrou como ainda em 1998 iniciaram as negociações para a doação da área, em hoje, já está sendo edificada e funcionando a Cidade Universitária.
O coordenador regional do campus Jane Vanini, professor Anderson Marques do Amaral, destacou a importância que a doação da área na época teve para que a Universidade ofertasse em Cáceres os cursos de Agronomia, Computação e Enfermagem. Alem disso, hoje na área já foram investidos mais de 10 milhões para a construção do espaço.
Atualmente na Cidade Universitária, já foram edificados dois blocos de salas de aula, vila olímpica com ginásio poliesportivo, museu, TV Taiamã, Coordenadoria de Concursos e Vestibulares, Centro de Ciência, Auditório, Coordenadoria de Ensino a Distância e Centro de Pesquisas, além de estar em fase final de construção blocos de laboratórios e de funcionar no local o campo experimental do curso de Agronomia.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24762 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária