“Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola” é o novo curso de mestrado da Universidade do Estado de Mato Grosso, a ser desenvolvido no campus de Tangará da Serra, com abertura de 12 vagas anuais a partir de 2011.
O resultado do edital de Propostas de Cursos Novos (APCN) foi divulgado, nessa terça feira (09.11), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pode ser conferido em: www.capes.gov.br.
O mestrado tem como linhas de pesquisa “Tecnologias no sistema produtivo” e “Avaliação e conservação ambiental”, e será aberto a profissionais de diferentes áreas do conhecimento. O corpo docente é composto por 12 docentes permanentes e dois colaboradores, com formação em Ciências Agrárias, Biológicas, Geografia e Goeciências.
Conforme parecer da Capes, a proposta atende aos requisitos da área para um programa interdisciplinar e possui forte inserção regional. “É um proposta em consonância com o crescimento acelerado de Mato Grosso e aos grandes investimentos no país em ciência, tecnologia e inovação. Trata-se de um mestrado voltado a Produção Agrícola, Tecnologias Inovadoras, associados às questões ambientais, avaliação e conservação ambiental”, informou o coordenador do programa, professor Rivanildo Dallacort.
O programa visa a formação de profissionais com visão crítica e integrada para atuar no desenvolvimento, implementação, avaliação e difusão de metodologias e tecnologias produtivas.
A proposta já havia sido submetida ao Edital de 2009, entretanto, naquele ano foi recomendada visita técnica para orientar na formulação e verificação das condições do programa. “A nova proposta encaminhada atendeu a todas as recomendações do edital e dos consultores da Capes na visita de março de 2010”, explicou a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Áurea Regina Ignácio.
Atualmente, a Unemat mantém cinco programas de pós-graduação institucionais com mestrado nas áreas de Ciências Ambientais, Ecologia e Conservação, Linguística, Educação e Estudos Literários.
A implementação de um novo curso permitirá a interiorização da pós-graduação em área de fronteira no país em que há carência no desenvolvimento de sistema de inovação adequado à suas especificidades.
O edital para a primeira turma do mestrado, com critérios de seleção, datas para inscrição e matrícula será divulgado posteriormente.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24794 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária