Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
3º Geopantantanal encerra em Cáceres com saldo positivo
Geotecnologias
3º Geopantantanal encerra em Cáceres com saldo positivo
21/10/2010 08:10:07
por Coordenadoria de Comunicação Social

O 3º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal realizado em Cáceres – MT terminou na noite desta quarta-feira com saldo positivo. O balanço do evento foi apresentado pelo coordenador do Geopantanal, pesquisador dr. João dos Santos Vila da Silva, da Embrapa, que enalteceu a participação e o empenho das Universidade do Estado de Mato Grosso e do Instituto Federal de Mato Grosso, campus Cáceres como parceiros locais.

 De acordo com o coordenador do evento, o 3º Geopantantal teve um crescimento de 13% maior no número de presentes às palestras e cursos se comparado ao evento anterior. O balanço da secretaria demonstra que houve 441 inscritos, mas ele ressaltou que apesar no número de inscrições também houve bastante faltosos. Mesmo assim ele lembrou que 119 pessoas foram treinadas nos cursos, que pela primeira vez, realizou também trabalhos de campo, aliando teoria e prática.

 O Simpósio reuniu pesquisadores de 14 estados brasileiros, e palestrantes de outros dois países estrangeiros, Estados Unidos da América e Argentina, além dos palestrantes de renome nacional. Durante o encerramento o coordenador do Geopantantal lembrou que foram selecionados 13 artigos que serão publicados na Revista de Geografia (Unesp/Rio Claro) que pela primeira vez terá a edição também com a publicação em língua inglesa como forma de ampliar a divulgação do conhecimento em outros países.

 Os professores que atuaram como coordenadores da Unemat no Evento, drª Sandra Mara Alves da Silva Neves e dr. Ronaldo José Neves, destacaram que o evento deixa um saldo bastante positivo, e lembrou que dos quatro trabalhos premiados pelo comitê organizador, dois são oriundos da Unemat. No segmento da Pós-graduação, o trabalho da mestranda de Ciências Ambientais Milaine Fernandes dos Santos que contou com a orientação das professoras Sandra Mara Alves da Silva Neves, Carla Galbiati  e Elaine Maria Loureiro, denominado: “A relação entre o uso do solo e cobertura vegetal em Cáceres – MT e a diversidade polínica do mel de 2005 a 2009”, acabou premiado. O outro trabalho premiado oriundo da Unemat é do acadêmico de graduação da Unemat do campus de Pontes e Lacerda Paulo Henrique Hack de Jesus, que contou com a orientação da professora Edinéia Aparecida dos Santos Galvanin e do acadêmico Júnior César da Rocha, entitulado: “Uso da estrutura quadtree e difusão anisotrópica na identificação e classificação de culturas de cana-de-açúcar em imagens Landsat-5 na região da bacia do Alto Paraguai.

 Além das premiações, os coordenadores da Unemat no Geopantanal, destacaram o grande número de trabalhos em pôsteres inscritos, 90, e a ausência de apenas 14, totalizando 76 apresentações, o que representa uma ausência de 15%. “Esse número de participação é bastante expressivo”, afirmou Sandra Mara Neves. Ela também ressaltou que pesquisadores e estudantes de cinco dos 11 Câmpusda Unemat estiveram participando do evento. “Outro ponto positivo é que a Unemat cumpre com o seu papel de oferecer formação continuada aos egressos, o Geopantanal é um exemplo disso, visto que muitos professores puderam estar se qualificando por meio dos cursos oferecidos. Com o evento também pudemos consolidar parcerias para novas pesquisas e estudos com o uso de geotecnologias com a Embrapa e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que também são os realizadores do Simpósio juntamente com a Unemat e IFMT”, afirmou.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24687 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada