Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
O uso de geotecnologias para estudo do Pantanal está em discussão em evento científico
Geopantanal
O uso de geotecnologias para estudo do Pantanal está em discussão em evento científico
18/10/2010 09:38:55
por Coordenadoria de Comunicação Social

O uso de geotecnologias e ferramentas de informação estão sendo discutidos e apresentados no 3º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, o Geopantanal, que foi aberto oficialmente neste domingo (17) em Cáceres – MT. O evento é promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Embrapa Informática Agropecuária, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus de Cáceres.

O coordenador do evento, o pesquisador dr. João dos Santos Vila da Silva, ressaltou durante a abertura que somente com estudos, ciência e tecnologia pode-se pensar em preservação da biodiversidade. Na oportunidade ele também lembrou a importância de realizar o Geopantanal de forma itinerante, já que as duas primeiras edições foram realizadas em Campo Grande e Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e neste ano está sediada em Cáceres.

Outro ponto destacado e diferenciado na edição do 3º Geopantanal é a realização de estudos de campo, que não ocorreu nas edições anteriores devido ao alto custo. “Mas aqui em Cáceres temos um grande laboratório a céu aberto, onde podemos observar a biodiversidade existente e que muitas vezes acaba passando despercebida”, afirmou. Segundo ele com a presença das universidades e de pesquisas com ciência e tecnologia podem ser melhor exploradas visando a preservação ambiental do Pantanal.

O reitor da Unemat, professor Ms. Adriano Aparecido Silva, destacou o compromisso da universidade com a cidade de Cáceres, sede do Geopantanal, visto que é no município que a universidade nasceu há 32 anos. Ele enfatizou ainda a importância das parcerias para a promoção do bem estar e o sucesso de qualquer empreendimento. Lembrou que há dois anos, a Unemat vem trabalhando junto a Embrapa para que Cáceres pudesse sediar o Geopantanal, dada a importância de realizar novas pesquisas e de promover a preservação ambiental.  O reitor também enfatizou o projeto da Unemat para o fortalecimento da ciência e tecnologia e a verticalização do conhecimento e a qualificação do quadro docente.  

A diretora técnico científico da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) Solange Maria de Barros, enfatizou a necessidade e a meta que a Fapemat tem de dobrar o número de doutores no estado, passando de mil doutores para dois mil. A diretora também apresentou os investimentos previstos para 2011 na área de Ciência e Tecnologia, quando serão investidos cerca de R$ 22 milhões, demonstrando o crescimento no setor que há alguns anos investia menos de R$ 5 milhões por ano.

O professor Reginaldo Antônio Medeiros, do Instituto Federal de Mato Grosso, destacou a importância para a região em sediar um evento dessa magnitude. “Estamos orgulhosos e emocionados em receber os pesquisadores e em respirar conhecimento. Esse evento nos motiva a estudar e a nos qualificar cada vez mais a fim olharmos nossa realidade”, disse.

Para o prefeito de Cáceres, Túlio Aurélio Fontes, Cáceres está em festa por receber o 3º Geopantanal. “Esse evento é um luz importante para termos condições de ver o nosso pantanal cada vez mais protegido”. Ele lembrou que por muito tempo o município vem usufruindo das potencialidades naturais e que é hora de voltar os olhos para a preservação do meio ambiente. “Esse evento casa com os nossos interesses de preservação”, finalizou.

O 3º Geopantanal segue até a próxima quarta-feira (20) em Cáceres, com palestras a partir das 16 horas no Sesi Clube onde serão discutidos temas na área de avaliação e aplicação de dados, sensores e geotecnlogias, além das implicações cartográficas, educação ambiental, turismo, recursos hídricos, zoneamento, planejamento e licenciamento ambiental, entre outros.  

Mais informações em: www.geopantanal.cnptia.embrapa.br/2010.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24690 | Impressões: 143115
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada