O aluno do curso de Enfermagem da Unemat em Cáceres, Dione Viero Viana apresenta resultados de pesquisas na área de saúde ambiental em eventos internacional e nacional. O International Congress Environmental Health ou Congresso Internacional sobre Saúde Ambiental (CISA) será realizado em Coimbra de 2 a 6 de novembro.
A Unemat será representada pelo acadêmico com o artigo científico “A ocorrência da dengue e variáveis climáticas no Brasil – Revisão sistemática.O trabalho que recebe a orientação da professora Eliana Ignotti é parte do projeto de final de curso de Dione e teve como proposta realizar uma revisão da literatura científica buscando relacionar ocorrência do dengue com fatores climáticos . Nesse trabalho o aluno enfocou as variáveis meteorológicas como por exemplo os indíces pluviométrico, as elevadas temperaturas e como essas mudanças influenciam na dinâmica dos agentes vetores do dengue e nos picos epidêmicos da doença.
Já o segundo trabalho que será apresentado no congresso internacional foi realizado em parceria com Programa de Vigilância em Saúde Ambiental relacionada á Qualidade do Ar Em Mato Grosso (VIGIAR/MT). O artigo busca analisar a incidência dos focos de queimadas nos estados brasileiros no período de 2006 a 2009. A pesquisa utilizou os dados secundários do Centro de Pesquisa do Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC/INPE e registrou os anos e meses e regiões de maiores incidências.
Os dois trabalhos farão parte da publicação especial do Journal of Biodiversity and Ecological Sciences (JBES). e também serão apresentados no I Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental que acontece em Belém , capital do Estado do Pará, entre os dias 06 e 10 de dezembro
A participação do acadêmico do curso de Enfermagem nos eventos científicos evidencia a importância do investimento da instituição na iniciação científica ,já que Dione integrou como bolsita alguns dos programas oferecidos pela Unemat como Probic e Pibic. O resultado reverte-se na formação profissional de qualidade que visa a busca de soluções para as problemáticas que envolvem a comunidade.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24770 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária