Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat participa de pesquisa sobre doenças respiratórias em crianças
Mapeamento
Unemat participa de pesquisa sobre doenças respiratórias em crianças
16/08/2010 10:45:40
por Coordenadoria de Comunicação Social

A Universidade do Estado de Mato Grosso, a Universidade Federal de Mato Grosso e a Fiocruz são parceiras na realização do projeto de pesquisa “Prevalência de doenças respiratórias e variáveis ambientais em crianças – Cuiabá – MT”. A coleta de dados nas residências começou a ser feita hoje (16) em 56 setores censitários da capital de Mato Grosso.

 A coordenadora da pesquisa, Antônia Maria Rosa, que é professora da Unemat, explica que o trabalho de pesquisa tem o financiamento do CNPq (Conselho Nacional Científico e Tecnológico) é fruto da sua tese de doutorado que é orientada pela professora drª Eliane Ignotti, da UFMT/Unemat.

 A pesquisadora explica que a pesquisa quer verificar a prevalência de doenças respiratórias em crianças menores de cinco anos, tanto no período chuvoso como no período seco na comunidade. Isto porque pesquisas realizadas em Tangará da Serra, Alta Floresta constataram que no período chuvoso se registram um maior número de atendimentos ambulatoriais na rede básica de saúde, mas no que diz respeito a internações, estas crescem no período da seca. Essas mesmas constatações foram feitas por uma outra pesquisa realizada em Cuiabá, por isso, os pesquisadores pretendem verificar como ocorre e qual a prevalência de doenças respiratórias na comunidade.

Antônia Maria Rosa, lembra que a escolha das cidades de Tangará da Serra e Alta Floresta se deu porque estas duas cidades constavam entre as cinco cidades de Mato Grosso com maior número de casos de óbitos de crianças menores de cinco anos em decorrência de doenças respiratórias. O trabalho de pesquisa da professora também incluiu uma pesquisa em todos os estados da Amazônia Legal com dados secundários sobre a asma.

 A coordenadora da pesquisa solicita a população que receba os pesquisadores, que são em número de 10, além de um supervisor de campo. Durante a pesquisa, as crianças menores de cinco anos serão medidas, pesadas e os pais irão responder um questionário sobre as condições do ambiente doméstico, tabagismo, condições do parto. A intenção da pesquisa é permitir um mapeamento geográfico da maior prevalência das doenças respiratórias na capital do Estado. Esses dados servem de norteamento para os gestores público a fim de orientar investimentos e ações preventivas de saúde para os dois períodos seja o chuvoso como o seco.

 Durante esta semana, os pesquisadores estão identificados somente com um crachá e material da pesquisa, mas a partir da próxima semana, eles também estarão utilizando uma camiseta com o símbolo da Unemat para facilitar a identificação pela população.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24692 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada