Unemat formou na última sexta-feira(02), em Cáceres 48 graduandos do curso de Agronomia dos Movimentos Sociais do Campo. O curso que teve inicio em agosto de 2005 foi oportunizado por meio do convênio entre a universidade, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária(Pronera) e movimentos sociais que lutam pela reforma agrária.
Com enfoque na agricultura familiar e na agroecologia, o curso contou com a participação de alunos de oito estados brasileiros. A diversidade cultural foi uma das características da graduação pautada na formação de profissionais militantes na luta pelos direitos a terra e saberes.
Nas cerimônias marcadas pela emoção, performances teatrais lembravam os novos agrônomos do compromisso com as causas sociais, representada pela reforma agrária, economia solidária e a sustentabilidade.
Autoridades acadêmicas, políticas e lideranças dos movimentos sociais presentes nas cerimônias lembraram dos caminhos trilhados pelos graduados até a conclusão do curso superior. Uma conquista compartilhada com familiares e amigos presentes e também pela universidade.
Para o reitor da Unemat, professor mestre Taisir Karim, com a formação da turma do Camosc a universidade avança e demonstra mais uma vez um de seus traços diferenciais que é democratização do acesso ao ensino superior por meio de programas e cursos específicos. Para Taisir, uma das conquistas do Camosc e o retorno levado por esses novos profissionais as suas comunidades de origem, uma forte característica do curso.
O pró-reitor de Ensino e Graduação, Agnaldo Rodrigues, em seu discurso utilizou a literatura brasileira para fazer uma retrospectiva da luta dos camponeses pela terra e consequentemente pelo direito a educação em todas as suas esferas. Entre a utopia e o sonho, passo mais próximo do concreto, o pró-reitor disse que os graduandos acreditaram no sonho, um sonho que se tornou realidade com a colação de grau.
Como coordenador do campus da Unemat em Cáceres, Adriano Silva fez também seu primeiro pronunciamento como reitor eleito da Unemat. O docente ressaltou a importância de experiências como as proporcionadas pelo Camosc que credencia mais uma vez a universidade no desenvolvimento de saberes e tecnologias que atendam todos os perfis e necessidades da população matogrossense
O coordenador do curso, professor doutor Abdala Untar, saudou os novos agrônomos camponeses e reforçou o compromisso dos novos profissionais com o responsabilidade social e agradeceu a todos pela oportunidade de fazer parte desse processo de graduação.
Estiveram presentes a coordenadora pedagógica do curso Leila Gattass, o secretário de governo do município de Cáceres James Cabral, representando prefeito de Cáceres, o vereador Alonso Batista, que representando a Câmara Municipal de Cáceres; José Bruno Lemes, que no ato representou o superintendente regional do Incra/MT e Vanderli Escaraveli, da Via Campesina.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24782 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária