O termo de doação pública da área de, aproximadamente, 46 hectares foi entregue à Unemat ontem (22-03) nas dependências da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Cáceres. A cerimônia contou com a presença do reitor da Unemat, Taisir Karim, dos pró-reitores da Instituição, da coordenadora do Campus de Cáceres, do presidente da Câmara Municipal, do prefeito Túlio Fontes, da deputada federal Celcita Pinheiro e representantes da Fema, Ibama, comunidade acadêmica e sociedade em geral.
O pedido ao prefeito Túlio Fontes, intermediado pela deputada Celcita Pinheiro, foi encaminhado no dia 19 de março, em forma de Projeto de Lei, à Câmara Municipal de Cáceres, que aprovou por unanimidade a doação da área onde será instalada a Base de Pesquisa e Educação Ambiental da Universidade do Estado de Mato Grosso. Esta Base sediará o Centro de Pesquisa de Limnologia e Biodiversidade do Pantanal, unidade vinculada ao Instituto de Ciências Naturais e Tecnologias (ICNT) da Unemat.
O projeto da doação dessa área para implantação do Centro de Pesquisa, fruto de um trabalho elaborado em 2003, como proposta de Conclusão de Curso do acadêmico de Biologia do Campus de Cáceres, Silvano Carmo de Souza, visa beneficiar toda sociedade cacerense e mato-grossense.
A deputada Celcita Pinheiro, que também é professora, ressaltou a importância da doação dessa área para que a Universidade possa se projetar e prosperar ainda mais, afirmando que uma universidade sem pesquisa e extensão não existe. “As universidades não conseguem viver só de ensino, a pesquisa e a extensão formam esse tripé, que é extremamente importante no ensino superior”.
“Atuamos como intermediários entre a prefeitura e a Unemat. Falamos com o prefeito Túlio Fontes para conscientizá-lo sobre a necessidade da doação dessa área à Universidade”, informou a deputada em reunião realizada na sede administrativa da Unemat um pouco antes da cerimônia de doação da área.
Localizada à margem esquerda do Rio Paraguai, a área foi indicada por meio de estudos desenvolvidos pela Universidade, como ambiente propício para a pesquisa, por se caracterizar como um dos principais fragmentos vegetacionais do espaço urbano de Cáceres e compor uma grande diversidade ambiental. “Um espaço onde a Instituição desenvolverá ações de estudo e pesquisa sobre a biodiversidade pantaneira e oportunizará à comunidade um local de lazer e contato com a natureza”, finaliza Karim.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24894 | Impressões: 158398 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária