Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat comemora ingresso da quinta turma do programa de Mestrado em Ciências Ambientais
Pioneiro
Unemat comemora ingresso da quinta turma do programa de Mestrado em Ciências Ambientais
06/05/2010 17:03:54
por Coordenadoria de Comunicação Social

O reconhecimento pela consolidação da política de pesquisa e pós-graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso, essa foi a essência da cerimônia de aula inaugural da quinta turma do curso de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais. Realizada na noite desta quarta-feira (05),no auditório Edival  dos Reis na Cidade Universitária de Cáceres, o evento recepcionou os novos alunos do primeiro programa de mestrado institucional da Unemat.

Um marco para a história da instituição, o mestrado em Ciências Ambientais foi aprovado em 2005 pela Capes. Configurada em um programa interdisciplinar com duas linhas de pesquisa, a pós-graduação corresponde as características de uma universidade multiCâmpusinserida em três biomas e três bacias hidrográficas.

Na noite desta quarta os novos mestrandos receberam as boas vindas das autoridades acadêmicas e políticas. As palestras versadas pelas professoras doutoras, Carolina  Joana da Silva, pró-reitora de Pesquisa e Pos-graduação (Prppg) e que idealizou e foi a primeira coordenadora do programa de Mestrado em Ciências Ambientais, e Carla Galbiati, que sucedeu a pró-reitora e na coordenação do programa, enfocaram a politica de pesquisa e pos-graduação e a retrospectiva dos quatro anos do mestrado.

Na mesa de abertura, a atual coordenadora do mestrado, professora doutora Áurea Regina Ignácio, ressaltou a iniciativa da pró-reitora de pós-graduação e de toda equipe que participou do processo de implantação e consolidação do programa que abriu caminhos para outros mestrados instituicionais.

Atualmente são cinco programas institucionais de mestrados que estão desenvolvendo suas atividades: Ciências Ambientais, Linguística e de Educação, ofertados no campus de Cáceres; Estudos Literários, vinculado ao campus de Tangará da Serra, e Ecologia e Conservação, ligado ao campus de Nova Xavantina.

Para a Secretaria de Ciência e Tecnologia, Ilma Grisosti, a universidade cumpri com seu objetivo de ofertar a graduação e a pós-graduação no interior mato-grossense. A secretaria ressaltou a iniciativa do Governo do Estado no investimento na área da ciência e teconologia e na pós-graduação como estratégia para formação e capacitação de recursos humanos no estado. “ Somente pela educação podemos transformar o Estado”, falou a secretaria que enfatizou o investimento de mais de 20 milhões de reais em pós-graduações.

Ilma, que também é aluna do programa de Mestrado em Ciências Ambientais, falou da orgulho e da satisfação de fazer parte do curso de pós-graduação da Unemat , instituição que oportuniza para as populações das regiões mais distantes de Mato Grosso a oportunidade da qualificação.

A cerimônia de aula inaugural para o reitor também foi um momento reservado a agradecimentos e reconhecimentos ao trabalho desenvolvido pela pró-reitora Carolina Joana, coordenadores e quipe do mestrado de Ciências Ambientais e também aos gestores da Fapemat e Secitec. “Agradecemos ao gestores do governo que se comprometeram com a melhoria do ensino superior em Mato Grosso” , registrou o reitor que fez referência ao investimento do goveno estadual em infra-estrturatura, para o desenvolvimento de atividades de ensino a pesquisa e extensão; valorização dos recursos humanos e qualificação do quadro docente .

Em sua palestra “Desenvolvimento da Pesquisa e Pós-graduação na Unemat”, a professora doutora Carolina Joana falou das estratégias nortearam as ações da universidade na área da pesquisa e pós-graduação. Enfatizando a necessidade da implantação e consolidação dos programas institucionais de pós-graduação e a característica multiCâmpusda universidade , a pró-reitora falou da importância das parcerias insterinstitucionais e de redes , que resultaram nos programas de Mestrados e Doutorados interinstitucionais que estão sendo desenvolvidas com participação da Unemat ; a estruturação em núcleos e grupos de pesquisas e o incentivo na iniciação científica por meio de bolsas. A pró-reitora também falou da importância da publicação científica, requisito de grande peso na avaliação dos pos-graduação pela Capes.

Publicações

Os livros Gestão e Educação Ambiental- água, Biodiversidade e Cultura -volume 2, organizado por José Eduardo dos Santos, Carla Galbiati e Luiz Eduardo Moschini e Casa e Paisagem Pantaneira, de autoria das professoras Yara Galdino e Carolina Joana foram lançados durante a cerimonia.

Participaram do evento o pró-reitor de Ensino e Graduação, Agnaldo Rodrigues; a diretora científica da Fapemat, Solange Barros Ibarra Papa, que na ocasião representou o presidente da Fapemat; a coordenadora pró-tempore do campus de Cáceres, Julianna Matiello

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24695 | Impressões: 143115
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada