O professor dr. Jadir Pessoa, da Universidade Federal de Goiás, ministrou a aula inaugural do programa de mestrado institucional em Educação da Unemat na manhã desta terça-feira (04), falando sobre a trajetória dos cursos de mestrado em educação no Brasil.
Além dos 10 aprovados no processo seletivo do mestrado institucional, acadêmicos de outros programas de qualificação stricto-sensu da Unemat, professores, coordenadores de Câmpuse gestores da Unemat participaram do evento que marca o inicio de uma nova fase no processo educacional.
A coordenadora do mestrado em Educação, professora drª. Heloisa Gentil, lembra que o programa tem como objetivo produzir conhecimento que possa contribuir com a qualidade da educação. Além disso, ela lembrou que este mestrado tem uma história de luta dos professores e é fruto da política de qualificação docente que a Unemat vem traçando há bastante tempo, desde a criação dos primeiro minter (mestrado interinstitucional com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul) para qualificar os professores da instituição.
A professora Heloísa lembrou ainda que o mestrado que inicia com 10 alunos, visa se fortalecer dentro dos próximos três anos, para que no futuro possa abrir mais vagas para atender o quadro docente da Unemat, do Estado e do Brasil. “No primeiro processo seletivo foram 157 candidatos para 10 vagas, o que demonstra o interesse pelo programa”, afirmou.
A pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, Carolina Joana da Silva, reforçou que novos investimentos na pós-graduação stricto sensu serão feitos pela Unemat com vista a abertura de novos programas de mestrado e também com a proposição de abertura do primeiro doutorado institucional da Unemat que ainda será apresentado à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Atualmente a Unemat já participa de um programa doutorado em rede em Matemática e está integrando um outro doutorado também em rede na área de Ecologia.
O reitor da Unemat, Taisir Karim, ressaltou durante a aula inaugural o salto que a Unemat vem dando na área da pós-graduação, que há cinco anos contava com apenas um mestrado institucional, e hoje são cinco programas em andamento. “Mas é preciso lembrar que essa história não começou aqui, mas em 1978, onde cada um foi construindo um pouquinho deste sonho”, disse.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24783 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária