A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) vai oferecer bolsas de extensão e cultura para acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso, que atuam em projetos institucionalizados. A afirmação foi feita pelo presidente da Fapemat, João Carlos de Souza Maia, em reunião com a equipe da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), na sede administrativa da Unemat, em Cáceres, na última semana (22.01).
Atualmente, são desenvolvidos 135 projetos de extensão na Unemat, todos apoiados por editais de agências de fomento, sem ônus para a instituição. A iniciativa visa possibilitar a oferta de bolsas para os acadêmicos que já atuam como voluntários nesses projetos ou para os que sejam selecionados, por meio de edital.
As demandas localizam-se principalmente nas áreas de Educação, que tem 49 projetos, tecnologia (24), saúde (19), meio ambiente (18), entre outras. “Há demanda, boa vontade, interesse e equipe trabalhando para fazer a extensão acontecer nesta Universidade”, afirmou a pró-reitora de Extensão e Cultura, Emilia Darci de Souza Cuyabano.
Nesta semana, a Fapemat vai analisar a disponibilidade de recursos para concessão de bolsas ainda em 2010. A intenção é poder lançar um edital semelhante ao que foi feito para a iniciação científica, com uma quota de 100 bolsas. “Sou sensível a esse tipo de iniciativa, pois acredito que a extensão contribui para a melhoria da formação do acadêmico e para a qualidade de ensino", explicou João Carlos de Souza Maia. O montante deve ser divulgado até o final desta semana.
Esta será a primeira vez que a Fapemat vai oferecer bolsas específicas nesta modalidade, pois a fundação tem por prioridade o fomento à pesquisa. “A interface com a extensão permite levar os resultados das pesquisas à comunidade e receber da sociedade as demandas prioritárias de investigação. É uma política de governo: maior visibilidade na divulgação científica, maior qualidade na aplicação de recursos e prestação de contas à sociedade”, disse.
Editais Fapemat
Projetos que aliam a divulgação de resultados obtidos em pesquisas com práticas extensionistas já recebem investimentos do poder público. No último ano, por exemplo, a Fapemat lançou o 1º edital de Pesquisa em Interface com a Extensão. “A expectativa era que fossem submetidos de 15 a 20 propostas. Entretanto, a procura foi grande e a demanda ultrapassou 100 projetos”, afirmou.
Para este ano, o edital sofrerá algumas adequações como, por exemplo, a definição do valor limite a ser financiado em cada projeto. O edital de apoio a projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa deve ser lançado em fevereiro.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24761 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária