A a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) formalizaram acordo de cooperação nº 01/2009, com o objetivo de promover a cooperação técnica, científica e educacional, que possibilitará o desenvolvimento de projetos, programas de ensino, pesquisa, extensão, ciência e tecnologia para a agricultura e pecuária. A cerimônia de assinatura do acordo foi realizada nessa segunda-feira (07.12), na Seder, em Cuiabá.
Inicialmente, cerca de 300 acadêmicos do curso de Agronomia da Unemat em Cáceres vão realizar atividades de ensino e pesquisa no campo experimental da Empaer. Além de atividades de ensino, o acordo prevê a execução de palestras, seminários, congressos e outros meios que permitam a capacitação e difusão científica. A cooperação é ampla e tem vigência inicial de 20 anos, podendo ser prorrogada.
O secretário-adjunto de Agricultura Familiar, Jilson Francisco da Silva, ressaltou a orientação do secretário da pasta Neldo Egon sobre a importância da parceria para gerar tecnologia e transferir conhecimento. “A utilização dos espaços da universidade estadual pode ser ampliada para os outros 10 Câmpusda Unemat. Esse é o marco inicial para a pesquisa científica com resultados para o Estado”, pontuou.
A parceira também possibilitará a soma de esforços para concorrer aos editais de agências de fomento federais. “A importância de se buscar essas parcerias está no fato de que o pequeno agricultor, é aquele homem de mãos calejadas que põe a comida na mesa da população e agora transferirmos essas tecnologias, fruto de instituições do Estado capacitadas e empenhadas desde o estudo, a pesquisa até a extensão, para esses produtores. É nosso dever e uma questão de honra para todos nós” ressaltou o presidente da empaer, Leôncio Pinheiro.
No próximo sábado (12.12) uma proposta de ampliação da parceria será apresentada aos coordenadores de campus da Unemat, onde é ofertado curso de Ciências Agrárias. Além de Cáceres, as cidades de Alta Floresta, Nova Xavantina, Tangará da Serra e Pontes e Lacerda mantêm curso superior na área. “Este é um projeto piloto, mas a meta é estender para todos os Câmpusda Unemat. A Universidade realiza pesquisas relevantes em diferentes áreas, atendendo a demandas específicas de cada região do Estado”, afirmou o coordenador do campus de Cáceres, Adriano Aparecido Silva.
Também participaram da assinatura do acordo a chefe do departamento de Agronomia da Unemat Zulema Netto Figueiredo; o professor de agronomia, Severino de Paiva Sobrinho; o superintendente de Políticas Especiais da Seder, Luiz Carlos Alécio, o diretor de Pesquisa da Empaer, Norival Tiago Cabral, e o prefeito de Paranatinga, Vilson Pires.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24791 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária