Mais de 200 pessoas, entre acadêmicos, profissionais técnicos, professores de diferentes Câmpusda Universidade, docentes de escolas municipais e estaduais participam do 1º Seminário “A Extensão como espaço de formação”. A abertura oficial do evento ocorreu na noite dessa quarta-feira (04.11), no auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária de Cáceres.
O Seminário tem por objetivo criar espaços para socializar os conhecimentos e saberes produzidos em ações extensionistas. Serão apresentados 46 projetos, nas áreas temáticas: comunicação, cultura, educação, direitos humanos e justiça, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho.
Para o reitor Taisir Karim, a dedicação e empenho desses profissionais é um fator decisivo para desenvolver ações extensionistas nos diferentes locais onde a Unemat se faz presente. “Respeitar e valorizar a diversidade cultural, econômica e social desse estado tão rico é tarefa para os que se dedicam para o desenvolvimento de Mato Grosso”.
A Pró-reitora de Extensão e Cultura, Emília Darci Cuyabano, ressaltou a necessidade de ampliar cada vez mais o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão. Para ela, a extensão é a atividade que se coloca como prática social. “Quando a universidade sai dos muros e vai para a comunidade dialogar com saberes do senso comum, há um enriquecimento muito grande das investigações, retroalimentando as pesquisas, com novas problematizações e demandas surgidas na inserção social”.
O 1º Seminário “A Extensão como espaço de formação” será realizado até sexta-feira (06.11), na Cidade Universitária e campus de Cáceres. Na programação, palestras, mesas redondas, apresentação de pôster, comunicações e grupos de trabalho. Veja a programação completa: www.unemat.br/eventos/semex/.
Políticas de Extensão- Após abertura oficial do evento, houve conferência “Política Públicas para a Extensão Universitária”, com o coordenador geral de relações estudantis do Ministério da Educação, Lucas Ramalho Maciel. Segundo o representante do MEC, os investimentos federais em ações de extensão subiram de R$ 8 milhões para R$ 20 milhões, em 2009.
Para 2010, o Edital de Extensão Universitária deverá ser lançado no início do ano, para em junho divulgar a relação das propostas selecionadas e, em julho, ter a ação orçamentária aprovada. Os projetos devem ser contratados para realização em 2011. “Esse processo será mais eficiente e vai exigir maior planejamento das atividades por parte dos extensionistas”, disse.
Apesar das conquistas, Maciel afirmou que o maior desafio da extensão está em superar o que denominou de “política de editais", incentivos isolados que acabariam por fragmentar as ações e iniciativas. O esforço do MEC está em unir esforços com outros ministérios que executam políticas sociais e lançar editais únicos.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24787 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária