Com o nome “Professora Doutora Sandra Baptista Cunha” o laboratório de Pesquisa e Estudos em Geomorfologia Fluvial da Unemat foi inaugurado na tarde desta quarta-feira(21). A cerimônia reuniu o reitor Taisir Karim, professores, estudantes e demais gestores da Unemat na cidade universitária de Cáceres.
O nome escolhido é uma homenagem do departamento de Geografia para professora que tem contribuído intensamente com trabalhos científicos na área da Geomorfologia Fluvial. A professora doutora Sandra Baptista da Cunha integra o quadro docente da Universidade Federal Fluminense(UFF)
“Quero estar presente, me sinto incorporada no trabalho desse laboratório” revelou a homenageada que disponibilizou para biblioteca do local uma coleção completa com publicações produzidas por ela em parceria o pesquisador Antonio José Ferreira Guerra na área da Geomorfologia.
O laboratório é resultado dos projetos de pesquisa apresentados pelos pesquisadores da universidade na área de Geomorfologia e que foram financiados pelo CNPQ e pela Fapemat. “É a realização de um sonho que vem sendo construído aos poucos”, destacou a professora doutora Célia Alves de Souza, coordenadora do laboratório.
Para a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora doutora Carolina Joana da Silva a inauguração é uma exemplificação do ciclo virtuoso que tem seu inicio com o investimento da qualificação docente e que vem trazendo transformações no âmbito da iniciação científica, no ensino, na pós-graduação na universidade. “É com muita alegria que estamos comemorando a inauguração de mais um espaço científico que demonstra o esforço e o investimento em pesquisa e pós-graduação da Unemat e também Estado de Mato Grosso”, ressaltou a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, professora doutora Carolina Joana da Silva.
Para a comunidade universitária e sociedade em geral, o laboratório tem como objetivo principal subsidiar estudos da Geoformologia Fluvial na Bacia Hidrográfica do Alto Pantanal.
Emocionada, a professora Sandra Baptista Cunha falou da alegria de receber essa homenagem e destacou a oportunidade dada pela universidade a seus professores no âmbito da qualificação. “É uma homenagem ímpar que se pode oferecer a um professor. O reconhecimento do seu trabalho em vida. Essa mesma homenagem eu compartilho com vocês da Unemat, pela perseverança e pela postura ímpar da universidade que com sua atitude aberta dá oportunidade para que seus professores terminem a sua formação, isso é difícil de ser percebido em outras instituições” ressaltou a professora.
Ação que pode ser vista com a aprovação do doutorado interinstitucional em Geografia. Em parceria com a UFF o Dinter já foi aprovado pela Capes e a Unemat aguarda o financiamento que será pelo Programa Novas Fronteiras. A previsão é de que o curso tenha inicio em março de 2010.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24834 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária