Teve início nessa terça-feira (20.10), no Auditório Edival dos Reis, em Cáceres, a Semana de Letras e o 5º Seminário em Letras, Linguagem, Arte e Ensino. Na programação, conferências, mesas redondas, mini-cursos, com especialistas da Unemat e de outras IES do país.
Os eventos reunirão estudantes e professores em espaços dedicados à socialização de trabalhos científicos. São 15 opções de mini-cursos e 25 comunicações individuais inscritas.
“A semana de Letras contribui para fomentar a pesquisa e extensão e para preparar os estudantes para concorrer aos mestrados institucionais”, disse o Reitor da Unemat, Taisir Karim. O Curso de Letras de Cáceres foi criado há 31 anos, marcando a fundação da Unemat, e este ano comemora a aprovação de dois mestrados institucionais na área: Linguística e Estudos Literários.
Os eventos acadêmicos ajudam a criar ambiência de pesquisa na Universidade. “A Unemat deve se inscrever como instituição de promoção de ciência e tecnologia em todo o centro-oeste”, afirmou a diretora do Instituto de Linguagem, Ana Di Renzo.
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), João Carlos de Souza Maia, afirmou que a Unemat desempenha papel relevante na popularização da ciência. “O desenvolvimento regional sustentável não é alcançado soemnte com fortes bases econômicas, mas com pessoas qualificadas atuando em diferentes áreas”, afirmou.
Para uma das organizadoras do evento e chefe do departamento de Letras, Fabíola Sartin Dutra, este é o espaço para a troca de saberes. “Ao final sairemos com a consciência de que aprendemos muito e ainda temos muito o que aprender”.
Também na mesa de abertura da Semana de Letras, os Pró-reitores Agnaldo Rodrigues Silva (PROEG), Emília Darci Cuyabano (PROEC), a coordenadora pró-tempore do campus de Cáceres, Juliana Matielo, e o presidente do DCE, Marcos Souza.
Palestra- Após abertura do evento, houve conferência com o Reitor da Unemat, Taisir Karim, sobre “A Licenciatura na Unemat: um enfoque no curso de Letras”.
“A Universidade do Estado de Mato Grosso iniciou suas atividades objetivando a formação de professores”, disse Karim. Em 1978, ainda como Instituto de Ensino Superior de Cáceres, eram oferecidos dois cursos de licenciatura de Letras e Estudos Sociais.
A abertura para novas áreas de formação não minimizou a importância da qualificação de profissionais para atuação em sala de aula. “Estima-se um déficit e 15 mil professores para atender a demanda do Estado”. Por isso, afirmou, é fundamental valorizar cada vez mais a qualidade docente.
Temáticas- África e Brasil: diálogos; Línguas do/no Brasil: discurso e ensino; Libras e o ensino nas licenciaturas; Linguística Aplicada e o ensino de línguas na modernidade; A transdisciplinaridade da Linguística Aplicada no ensino de línguas. As temáticas serão debatidas por docentes e pesquisadores da Unemat e das universidades Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e de São paulo (USP). Outras informações, acesse a programação: www.unemat.br/caceres/letras/?link=semana_letras.
Promoção: Departamento de Letras da Unemat em Cáceres, Instituto de Linguagem e Campus de Cáceres. Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24833 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária