A Universidade do Estado de Mato Grosso está com inscrições abertas aos processos seletivos para ingresso nos cursos de mestrado institucionais em Estudos Literários, Linguística, Ciências Ambientais e Ecologia e Conservação. Os editais específicos e a documentação necessária para concorrer às vagas oferecidas podem ser acessados em: www.unemat.br/prppg.
Estudos Literários- O mestrado em Estudos Literários tem duas linhas de pesquisa: Literatura, história e memória cultural e Literatura e vida social nos países de língua portuguesa. As inscrições podem ser feitas até 26 de outubro.
São oferecidas 15 vagas. O curso será desenvolvido no campus de Tangará da Serra. A previsão de início do curso é março de 2010.
A seleção inclui prova de conhecimento específico, prova de proficiência em língua estrangeira, análise de currículo e entrevista. O resultado será divulgado no dia 19 de novembro.
Linguística- O período de inscrição ao processo seletivo foi prorrogado para o dia 30 de outubro. São oferecidas 12 vagas abertas a portadores de diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
O programa da Unemat tem área de concentração em “Estudo das relações entre língua, história e instituições” e duas linhas de pesquisa: Estudo dos processos discursivos e análise semântica da enunciação e Análise de línguas, escola e ensino.
A prova de conhecimento na área de Linguística será em 27 de novembro, exame de proficiência em língua estrangeira (8 de dezembro) e entrevista (de 9 a 11 de dezembro). O resultado final será divulgado no dia 14 de dezembro.
Ecologia e Conservação- O curso de mestrado em Ecologia e Conservação é sediado no campus Universitário de Nova Xavantina. São ofertadas dez vagas destinadas a graduados em Ciências Biológicas e áreas afins, distribuídas entre as linhas de pesquisa: Ecologia de Sistemas e Comunidades Terrestres; e Ecologia de Sistemas e Comunidades de Áreas Úmidas.
As inscrições estarão abertas no período de 03 de novembro a 07 de dezembro. O processo seletivo inclui prova de conhecimento específico e proficiência em inglês (em 16 de dezembro), análise de currículo e entrevista (a partir de 18 de dezembro), realizados no município de Nova Xavantina.
O curso tem duração de 24 meses e o início desta turma está previsto para março de 2010. O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação foi credenciado pela Capes em agosto de 2007, junto ao comitê de Ecologia e Meio Ambiente.
Ciências Ambientais- São oferecidas 15 vagas, abertas a pessoas com diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento. O programa possui área de concentração em Meio Ambiente e Sustentabilidade, e está dividido em duas linhas de pesquisa: Gestão Ambiental e Educação Ambiental.
As inscrições podem ser feitas de 09 de novembro a 20 de novembro. O valor da taxa é de R$ 100. O resultado será divulgado a partir do dia 18 de dezembro.
O curso, desenvolvido em Cáceres, tem estrutura multidisciplinar e conta com atuação de docentes das áreas de Ciências Biológicas, Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal, Ciências Sociais, Geografia, História e Legislação Ambiental, Ciências Contábeis, entre outras.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24772 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária