Em Mato Grosso a etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (Conae) será realizada de 3 a 7 de novembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso. O evento irá debater as propostas do Estado e escolher 47 delegados para a Conferência Nacional, que irá ocorrer de 28/03 a 01/04 de 2010, em Brasília.
A abertura da Conae está prevista para às 19h, com a formação da mesa de autoridades, seguida de uma conferência magna com o secretário executivo adjunto do Ministério da Educação, Francisco das Chagas Fernandes. Nos demais dias do evento, os delegados eleitos nas 15 etapas intermunicipais vão debater propostas para os seis eixos temáticos da conferência.
Na Conae-MT está prevista a presença de 603 delegados, sendo 303 representantes da Educação Básica; 120 da Educação Profissional e 180 da Educação Superior. Respectivamente, para cada um destes segmentos, para a Conae nacional serão eleitos 22, 10 e 15 representantes.
Na conferência estarão presentes amplos setores da sociedade ligados à área educacional. Dentre estes, gestores públicos e conselheiros da Educação (estaduais e municipais); dirigentes de instituições de ensino, públicas e privadas; trabalhadores da Educação e estudantes, do setor público e privado.
A Conae-MT irá contar com quatro tipos de delegados: I – delegados eleitos, com direito a voz e voto; II – delegados natos, com direito a voz e voto; III – delegados por indicação de segmentos, com direito a voz e voto e IV – observadores, com direito à voz nos Colóquios.
Para a Conae nacional está prevista a participação de mais de dois mil delegados. O evento, porém, deve reunir cerca de 3.500 pessoas, entre a equipe de apoio, jornalistas credenciados e observadores convidados.
Para coordenar todas as etapas locais da Conae, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) nomeou uma Comissão organizadora, em dezembro do ano passado. Esta comissão tem a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida, como coordenadora geral e a secretária extraordinária de Apoio às Políticas Educacionais, Flávia Nogueira, como secretária executiva.
O Fórum Estadual de Educação também criou mecanismos com o objetivo de preparar a Etapa Estadual da Conae. Um deste foi a criação da Comissão Temática de Acompanhamento e Avaliação do Plano Estadual de Educação.
Temáticas- A Conae tem como tema central “Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Diretrizes e Estratégias de Ação”. Além disso, a conferência tem seis eixos temáticos: I - Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar; II - Papel do Estado na Garantia do Direito à educação: Organização e Regulação da Educação Nacional; III - Qualidade e Avaliação da Educação Nacional; IV - Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação; V - Financiamento da Educação, Gestão Democrática e Fortalecimento Institucional das Escolas e dos Sistemas de Ensino e VI - Justiça Social e Educação: Inclusão, Diversidade e Promoção da Igualdade Social.
A programação integral da Etapa Estadual da Conae pode ser acessada em: http://portal.mec.gov.br/conae/.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24799 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária