Teve início nesta segunda-feira (05.10), no Sesi Clube, em Cáceres, o 5º Congresso Interno de Iniciação Cientifica da Unemat. O evento reúne acadêmicos e docentes de todos os Câmpusda Universidade e conta com a participação de pesquisadores de diferentes universidades e instituições de pesquisa do país.
O Conic é a vitrine das pesquisas de iniciação científica dos alunos de graduação envolvidos em projetos em execução na Unemat. “Estão representados, não só pesquisadores do campus de Cáceres, mas de 11 Câmpusda Universidade, com atuação direta ou indireta em 114 municípios do Estado. A Universidade trabalha cada vez mais para fortalecer a ciência e tecnologia no país”, disse o reitor Taisir Karim.
O 5º Conic faz parte da programação da 2ª Jornada Cientifica da Unemat, que vai reunir a produção da universidade, desde a iniciação científica até a pós-graduação. A Jornada foi concebida para integrar quatro eventos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação. Além do Conic, o 2º Workshop dos grupos de pesquisa e da pós-graduação, o 4º Seminário do Convênio de Cooperação Institucional (UFSCar/Unemat/Fapemat) e o 1º Workshop de pesquisa e pós-graduação Indígena.
“A caminhada na pesquisa começa com a iniciação científica. É o espaço onde o acadêmico pode se formar enquanto pessoa, pesquisador e aplicar os diferentes conhecimentos adquiridos em sala de aula. Para fazer ciência é preciso querer e traz a responsabilidade ao professor de responder às demandas de pesquisa”, disse a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Unemat, Carolina Joana da Silva.
Após abertura do evento, houve conferência com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), João Carlos de Souza Maia, sobre a “Iniciação Científica em Mato Grosso: Avanços e Desafios”, e com o prof. Eduardo Guimarães (Unicamp), sobre “Da pós-graduação a Iniciação Científica e da Iniciação Científica a Pós-Graduação na Unemat”.
Agenda- Começa nesta quarta-feira (07.10) o Workshop dos Grupos de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat e de Pesquisa e Pós-Graduação Indígena, de 7 a 9 de outubro, na Cidade Universitária de Cáceres. Já o Seminário do Convênio de Cooperação Institucional (UFSCar x Unemat) será de 2 a 5 de novembro.
Os eventos refletem a operacionalização das políticas de pesquisa e da pós-graduação da Universidade. Para a coordenadora do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unemat (Probic), Edileuza Gimenis Moralis, o encontro dos pesquisadores é resultado do crescimento intelectual dos profissionais. “É a resposta da política institucional de qualificação docente e das parcerias firmadas com outras Universidades e Instituições de fomento”.
A Unemat conta, hoje, com 156 doutores e mais 30 processos em andamento. O maior investimento em ciência e na qualificação docente reflete em mais recursos externos para a Universidade.
A 2ª Jornada de Iniciação Científica é uma realização da Unemat, por meio da PRPPG, com patrocínio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), e apoio da Capes, CNPq, Faespe e campus Universitário de Cáceres.
Para ver a programação completa: www2.unemat.br/prppg.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24792 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária