O grupo de pesquisas Fronteira Oeste: Poder, Economia e Sociedade realiza a partir da próxima quarta-feira (07) o I Seminário do grupo. O evento será realizado na Fundação Cultural de Cáceres, no centro da cidade. As inscrições podem ser feitas no saguão do bloco do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA) no campus Jane Vanini, ao custo de R$ 5,00.
A abertura do Seminário será às 19horas e na seqüência serão apresentados os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelos integrantes do grupo, formado por professores e acadêmicos.
O primeiro trabalho a ser apresentado será “A ‘presença’ da Coroa Portuguesa na fronteira Oeste entre 1734 e 1752”, desenvolvido pela acadêmica de História da Unemat, Diana Correia de Souza. Na seqüência a professora mestre Ione Aparecida Martins Castilho Pereira, que desenvolve seu doutorado na PUC-RS, apresenta o trabalho “Santa Rosa de Mojo: de missão jesuítica a espacialidade portuguesa”. O professor dr. Otávio Ribeiro Chaves, da Unemat, falará sobre “Política de povoamento e a constituição da Fronteira Oeste do império português: a capitania de Mato Grosso na segunda metade do Século XVIII”. Na seqüência o professor dr. Renilson Rosa Ribeiro, da UFMT, apresenta o trabalho “IHGB, Varnhagen e a História do Brasil pelo desenho de suas fronteiras”.
O segundo dia do Seminário inicia às 19horas com as apresentações dos trabalhos dos acadêmicos de História da Unemat, campus Jane Vanini. A estudante Marilaine Suellen de Carvalho falará sobre “A transferência da corte portuguesa para o Brasil: impactos sobre a Fronteira Oeste”; Ana Claudia Martins dos Santos, apresenta o trabalho sobre “A fragilidade da Fronteira Oeste do Brasil: Mato Grosso entre 1850 e 1865”; Luciel Evanino Oliveira da Silva, falará sobre “Vila Maria do Paraguai: a defesa militar e o comércio com a Bolívia durante a Guerra do Paraguai”; Leonice Bazzi do Nascimento apresentará o trabalho “A defesa militar da província de Mato Grosso entre 1864 e 1870” e Carla Fernanda de Andrade Moraes discute “A defesa de Mato Grosso no período posterior à Guerra do Paraguai”. Por último o professor dr. Domingos Sávio da Cunha Garcia, da Unemat, apresenta o trabalho: Uma fronteira aberta: a Fronteira Oeste do Brasil na ‘Era dos Impérios’”.
Na sexta-feira (09), o seminário segue no período noturno com a apresentação do trabalho produzido pelo historiador Sandro Miguel da Silva Paula, sargento do Exército Brasileiro, que discute “Questões de limites entre a Bolívia e o Brasil – século XIX. Documentos para a história do Marco do Jaurú”. Na seqüência o professor da Unemat, Luiz César Castrillon Mendes apresenta o trabalho “Descortinando Caminhos: o Marco do Jaurú e seus translados pela Fronteira Oeste” o último trabalho a ser apresentado é o do professor dr. João Edson de Arruda Fanaia, da Unemat, sobre “Entre a Terra da Promissão e a Terra da Danação”.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24783 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária