Professores e profissionais técnicos de diferentes áreas do conhecimento, dentre as quais, Enfermagem, Direito, Administração, Letras e Matemática, estão participando das oficinas de formação de “Agentes multiplicadores na área de elaboração de projetos da Unemat”. O projeto começou a ser executado nessa segunda-feira (13.07), no campus da Unemat em Cáceres, e a primeira fase encerra-se em 24 de julho.
A iniciativa está qualificando 25 profissionais, com o objetivo de fomentar o processo de captação de recursos financeiros junto às agências de fomento e, consequentemente, fortalecer a ciência, tecnologia e inovação em Mato Grosso.
A política nacional de C&T possibilitou uma descentralização dos investimentos em programas inovadores na área. Entretanto, de acordo com a coordenadora do projeto e responsável pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da Unemat, Márcia Lopes, a captação de recurso junto às agências de fomento ainda é incipiente em Mato Grosso.
“Professores e funcionários da Universidade têm ótimos projetos. Mas, muitas vezes, a burocracia e a formatação dificultam a aceitação de uma boa idéia. As propostas devem ser construídas de maneira mais alinhada, de forma a favorecer o desenvolvimento regional”, disse.
Nas oficinas, são trabalhados aspectos relacionados à política de C&T, métodos de elaboração de projetos, chamadas públicas, principais financiadoras no contexto nacional e internacional. A programação inclui 60 horas de atividades.
Nesta primeira etapa estão sendo realizadas as oficinas. A segunda fase será dedicada à elaboração de projetos, quando serão construídas 11 propostas, das quais cinco serão submetidas a agências de fomento.
O projeto “Formação de agentes multiplicadores na área de elaboração de projetos da Unemat” foi selecionado na 3º edição da Ciranda Inovadora, da Escola de Governo de Mato Grosso. Na Unemat é desenvolvido por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica, com apoio da Reitoria da Unemat e Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG).
Também participam da equipe executora, os técnicos: Lucelene da Silva Santiago, Miguel Castilho Junior, Ana Luci de Souza Fontana e Joanice Batista.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24798 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária