Esta marcado para esta quarta-feira(18/02) o lançamento oficial do livro Amazônia – do mel ao sangue, de autoria de Fiorelo Picoli, docente da Universidade do Estado de Mato Grosso do campus de Sinop. A solenidade tem seu início às 21 h, no anfiteatro do campus onde o autor fará uma palestra a respeito da ocupação da Amazônia, foco central do seu trabalho.
Prefaciado pelo professor Aumeri Carlos Bampi, coordenador do campus, o livro, com 125 páginas, trata dos espaços ocupados pelas diferentes classes sociais que fazem a história da ocupação amazônica brasileira ao longo dos tempos, destacando-se, nesta trajetória, o período pós-ditadura militar brasileira iniciado em 1964. Porém, o centro das atenções recai sobre a expansão capitalista e as relações homem e meio ambiente.
Resultado de um trabalho de aproximadamente seis anos de pesquisa, em seu livro Picoli revela que o projeto de colonização da Amazônia foi criado para beneficiar grupos econômicos. “O Estado oferece toda a estrutura necessária à expansão capitalista na região, mas nega aos marginalizados e despossuídos o direito à terra”, afirmou o pesquisador.
De acordo com o autor, esse processo serviu para concentrar a terra, expropriar o homem e seu ambiente e, ao mesmo tempo, reproduziu dois extremos: um de poucos ricos e o outro de muitos pobres. O professor mostra que os despossuídos e marginalizados chegaram em busca da terra e, não tendo acesso ao “mel”, tornaram-se proletários no processo de ocupação.
Fiorelo Picoli menciona como metáfora a busca constante do “mel”, bem como o encontro com este doce dourado, mostrando como exemplo que as pessoas se deslocaram para a Amazônia em busca de um sonho. Só que, segundo o pesquisador, este mel não foi encontrado por muitos que vieram à Amazônia sonhando em ter uma vida melhor.
O livro Amazônia – do mel ao sangue, é uma publicação independente do professor Picoli, que vai lançar ainda este ano três novos trabalhos com temas voltados para a Amazônia.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24965 | Impressões: 158398 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária