Termina nesta semana (13) a etapa presencial do Programa de Educação Superior Indígena Intercultural (Proesi) da Unemat no campus de Barra do Bugres. Na atual etapa a Unemat recebeu a visita de dois importantes líderes indígenas do Parque Nacional do Xingu, os caciques Aritama Yawalapiti (Alto Xingu) e Megaron Txucarramãe, que pertence a etnia Mebêngôkre (Kayapó), que puderam conhecer as instalações e ações desenvolvidas pela universidade na área da Educação Superior Indígena.
O cacique Megaron falou aos estudantes da importante conquista dos povos indígenas ao terem acesso a universidade, lembrando a luta das lideranças do passado na consolidação dos direitos indígenas.
Já o cacique do Alto Xingu, Aritana, se emocionou ao ver os parentes estudando na universidade e considerou esse momento histórico. Reforçou a importância da educação como um instrumento de luta das sociedades indígenas para enfrentar as rápidas mudanças do mundo globalizado.
O professor dr. Elias Januário, vice-reitor da UNEMAT e coordenador do Proesi, a presença das lideranças do Parque Indígena do Xingu é uma honra para o programa, uma vez que ambos têm trajetórias de vida marcadas pela luta em defesa dos direitos indígenas, particularmente na demarcação de terras, preservação ambiental, saúde e educação.
Estudos presenciais:
A etapa presencial de 2009/1 começou a ser realizada no dia 12 de janeiro e termina nesta sexta-feira (13) e contou com a presença de 134 estudantes dos cursos de licenciatura específica para formação de professores indígenas e outros 60 alunos que iniciaram os curso de especialização lato sensu em Educação Escolar Indígena. A oferta do curso de especialização representa a continuidade das ações de formação superior indígena em Mato Grosso, indo além do nível de graduação.
A Unemat é pioneira na América do Sul na oferta de uma formação específica e diferenciada para índios. Tendo formado em 2006 a primeira turma professores indígenas em curso específico no país. O modelo implantado pela Universidade do Estado de Mato Grosso serve de inspiração para outros cursos superiores no país e na América do Sul.
Para maiores informações, consulte o site do PROESI - http://indigena.unemat.br/
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24818 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária