Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
Reitor faz balanço de 2008 e fala de perspectivas para o próximo ano
Entrevista
Reitor faz balanço de 2008 e fala de perspectivas para o próximo ano
19/12/2008 15:21:31
por Coordenadoria de Comunicação Social
Para o Reitor, uma grande conquista foi a aprovação da alteração das três maiores leis da Unemat
Para o Reitor, uma grande conquista foi a aprovação da alteração das três maiores leis da Unemat

Em 2008, a Universidade do Estado de Mato Grosso comemorou 30 anos de fundação. Criada como Instituto de Ensino Superior de Cáceres (IESC), em 1978, a Unemat se consolida como referência para a sociedade mato-grossense na formação de profissionais nas diferentes áreas do conhecimento. As atividades de ensino somam 82 cursos de graduação regular e diferenciados, 45 pós-graduações lato sensu, mestrado nas áreas de Ciências Ambientais e de Ecologia e Conservação, além de programas interinstitucionais.

Este também foi um ano de muitas conquistas nas ações de ensino, pesquisa, extensão, bem como na gestão universitária. Em entrevista, o Reitor Taisir Karim, faz um balanço das atividades desenvolvidas em 2008 e fala das perspectivas de fortalecimento da Unemat.

Os 30 anos de fundação da Unemat são um marco para o ensino público superior de Mato Grosso. Como essa data foi comemorada com a sociedade?
A comemoração dos 30 anos foi marcada por atos de reconhecimento às pessoas que fundaram e criaram a Instituição. Também tivemos lançamento de dois livros que contam um pouco dessa história e demonstram o caminho trilhado para hoje a Unemat ser reconhecida como uma das melhores e mais importantes instituições do Estado. A Universidade está consolidada e assume importância não só para aqueles que aqui estudam e trabalham, mas para toda a sociedade mato-grossense: é uma Instituição que prima pela qualidade do que faz.

Podemos dizer que neste ano a Unemat teve conquistas e algumas delas foram de suma importância a para a democracia interna e fortalecimento das ações desenvolvidas pela universidade. Quais ações o Senhor considera mais importantes?
Poderíamos apontar com a conquista mais importante dos últimos anos a aprovação dos PCCS dos professores e de profissionais técnico-administrativos. Tínhamos uma defasagem muito grande em ralação aos subsídios e carreira dos PTES. Ao mesmo tempo, era um desejo da comunidade acadêmica ter o regime de tempo integral para os professores da Unemat, para que pudessem se dedicar às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Inicialmente previsto para mestres e doutores, com muita luta e negociação, conseguimos estender o direito de optar por DE aos professores graduados. Isso trouxe maior estabilidade aos nossos profissionais e também para a administração.

O novo texto da Lei Complementar 30/93, que criou a Unemat, instaura o Conselho Curador e o Congresso Universitário como instâncias máximas de decisão na Instituição. O texto contribui para a democracia da universidade?
Estas mudanças são um grande passo para o fortalecimento da Unemat. São alterações que permitem que sejam feitas melhorias na qualidade da educação oferecida pela universidade. A realização do 2º Congresso Universitário foi uma grande conquista para a comunidade acadêmica. Foi a demonstração da democracia da nossa Instituição, com participação de delegados de todos os campi, em regime paritário entre estudantes, professores, técnicos e administração. Todos tiveram voz e vez, e puderam pensar conjuntamente a Universidade que queremos para os próximos anos, uma Instituição forte e com presença em todo o Estado de Mato Grosso.

O enquadramento dos professores em regime de Tempo Integral em Dedicação Exclusiva (TIDE) traz benefícios para a Universidade?
Os primeiros resultados do concurso público e para docentes da Universidade já aparecem. Só no ano de 2008 nós conseguimos angariar, através das instituições de fomento à pesquisa, aproximadamente R$ 8 milhões em projetos de pesquisas desenvolvidos pelos nossos professores mestres e doutores.

Quais os principais investimentos feitos na pós-graduação da Unemat?
Na pós-graduação stricto sensu houve avanço significativo em 2008, qualificando um grande número de professores da própria Instituição. Além dos dois mestrados institucionais, fizemos parcerias com outras IES. O que possibilitou o início do doutorado em Lingüística, juntamente com a Fapemat e Unicamp. Também tivemos o mestrado em Ciências Sociais em Sinop, com a Unisinos, e Engenharia de Produção no campus de Tangará da Serra, com a UFSCar. Há também outros projetos em andamento. Em dezembro a Unemat recebeu visita pedagógica de avaliadores Capes para adequação do projeto de criação de curso de mestrado em Lingüística.

Como está o levantamento de vagas para a realização de concurso público para docentes?
Já foi aprovada a realização de concurso público para 70 professores efetivos da Unemat. Essas vagas vão atender seis cursos novos, criados em 2006, que não foram contemplados no concurso daquele ano. São eles: Engenharia Civil em Sinop, Enfermagem em Tangará da Serra, Comunicação Social em Alto Araguaia, Educação Física em Cáceres, Engenharia de Alimentos em Barra do Bugres e Agronomia de Nova Xavantina. O processo está na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia para os trâmites legais e há possibilidade do concurso ocorrer no início de 2009.

Quais as expectativas para 2009?
Em 2009, a Universidade vai entregar para a comunidade acadêmica os centros de pesquisa que foram concluídos em Cáceres, Tangará da Serra, Sinop, Alta Floresta, Barra do Bugres e Alto Araguaia, resultado de uma parceria entre a Unemat, Secitec e Fapemat. Também serão inaugurados os blocos de sala de aula, laboratórios e o ginásio de esportes do campus de Cáceres, possibilitado por uma parceria da Unemat, com o Governo Federal, através de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Pedro Henry.

Nos 30 anos de atuação da Unemat, podemos dizer que esta é uma instituição jovem, que cresceu e diversificou sua área de atuação no interior de Mato Grosso. Muito se tem feito e muito se tem a fazer para promovermos a excelência no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Teremos um 2009 cheio de possibilidades e desejamos para todos aqueles que ajudaram e ajudam a construir a UNEMAT um ótimo Ano Novo.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24699 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada