Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat recebe prêmio concedido pela AL aos protagonistas dos Direitos Humanos
Reconhecimento
Unemat recebe prêmio concedido pela AL aos protagonistas dos Direitos Humanos
12/12/2008 16:20:08
por Coordenadoria de Comunicação Social

Três programas desenvolvidos pela Universidade do Estado de Mato Grosso receberam menção honrosa pelo Prêmio Estadual de Direitos Humanos Padre José Ten Cate, nessa quinta-feira (11.12), em Cuiabá. O prêmio é concedido pela Assembléia Legislativa a personalidades, organizações, ações e experiências, que pela relevância e influência, garantem os direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.

A Unemat foi indicada na categoria “Ações e experiências”, devido às iniciativas: Kuratamoto, projeto de extensão e cultura, atende crianças e adolescentes da periferia de Cáceres buscando elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH);  Programa de Cotas reserva 25% das vagas de todos os vestibulares a estudantes negros ou pardos; e Programa de Educação Superior Indígena, que desenvolve cursos de licenciaturas e bacharelado, com vistas à formação em serviço e continuada de professores e profissionais indígenas.

Representando a Unemat, esteve presente à cerimônia o Vice-reitor, professor doutor Elias Januário.

Sobre o prêmio de Direitos Humanos- Os vencedores do prêmio foram escolhidos por um comitê de julgamento composto por dois representantes do Fórum Estadual de Direitos Humanos, dois representantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana e dois representantes da Comissão Permanente de Direitos Humanos e Cidadania da Assembléia Legislativa. A indicação dos programas foi feita, internamente, pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Unemat.

São três categorias de premiação: para as organizações sociais que lutam em defesa dos direitos humanos; para as experiências de trabalhos na defesa dos direitos humanos (em comunidades indígenas, organizações sociais que desenvolvem projetos) e para personalidades vivas ou falecidas em memória.

Criado em 12 de maio de 2004, com a Lei nº 8.116, de autoria do deputado Ságuas Moraes, secretário de Educação de Mato Grosso.  O Prêmio leva o nome do padre José Ten Cate, pois ele foi um militante defensor dos Direitos Humanos no Estado e presidente, por três vezes, do Centro de Direitos Humanos "Henrique Trindade", primeiro Centro de Direitos Humanos do Mato Grosso.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24696 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada