Marcada para a tarde de hoje(25) a formação de grupos de trabalho que irão contribuir com propostas para melhoria das políticas de ações afirmativas realizadas pela Universidade do Estado de Mato Grosso( Unemat).Promovido pela Pró-reitoria de Ensino e Graduação(Proeg), as discussões estão sendo proporcionadas pela programação do V Seminário sobre as políticas de ações afirmativas da Unemat . O evento está sendo realizado em Cáceres desde o dia 24, no auditório da Câmara Municipal.
Na tarde de segunda (24) a programação contemplou as apresentações dos programas de ações afirmativas desenvolvidos pela Unemat. Uma mesa-temática reuniu representantes dos programas de Educação Superior Indígena Intercultural ( Proesi) , de Inclusão e Integração Étnico Racial( PIIER) e o Programa Institucional de Educação Sócio – Econômico Solidária(PIESES) que trataram sobre a configuração e atividades desenvolvidas pelos projetos .
O momento serviu também para apresentar e aproximar as comunidades interna e externa das políticas afirmativas desenvolvida pela universidade. Nas falas foram ressaltadas a necessidade da visibilidade, do reconhecimento e da integração do meio universitário com essas políticas como contribuição para garantia dos mesmos.
O vice-reitor da Unemat, professor doutor Elias Januário, coordenador do Proesi, em sua apresentação versou sobre momento de configuração do Proesi, a partir de 1997, seus marcos, e as linhas adotadas pelo programa. Ele também destacou as características especifica e intercultural adotadas pelo programa , o que garante a socialização de saberes entre indígena e não indígena e a flexibilização dos currículos, possibilitando discussões de temas que interferem diretamente nas comunidades indígenas como questões relacionadas a saúde, meio ambiente entre outros.
A professora mestre Jacqueline Costa, pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade(NEGRA) falou sobre o momento da implantação do sistema de cotas na Unemat e a contribuição dos movimentos sociais para que essa política tornasse uma ação da universidade. Segundo a pesquisadora, a discussão para formulação do PIIER é trazida pelo Programa Institucional Cores e Saberes coordenado pelo professor mestre Paulo Alberto Vieira, da Unemat, e que contou com a contribuição de integrantes de centro de direitos humanos do Fórum de Lutas das Entidades de Cáceres
O PIIER surge no final de 2004 com a aprovação pelo Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão da Unemat da resolução que garante 25% das vagas dos cursos de graduação ofertados em cada concurso vestibular da instituição para negros. Na apresentação Jacqueline apontou a necessidade não só da avaliação do programa, mas de ações que garantam a permanência dos alunos na universidade e a realização de pesquisas.Isso , segundo ela, dará visibilidade para essa política tanto no meio da academia como da comunidade externa.
O professor Clóvis Vailant , representante do PIESES, falou sobre a metodologia e as características que envolvem o programa . O PIESES surge oficialmente em 2003 fruto das ações realizadas pelos Câmpusde Cáceres, Sinop, Tangará da Serra que já direcionavam , por meio de projetos, suas atividades para a viés da Economia Solidária.
O programa contempla ações de ensino, pesquisa e extensão. O curso de Agronomia para os Integrantes dos movimentos de reforma agrária( Camosc) é uma das vertentes do PIESES que também contempla a pós-graduação e outras etapas da educação formal.
Com uma relação direta com a comunidade , por meio da Rede Mato-grossense de Educação e Socioeconomia Solidária, Remesol, o programa realiza momentos como o Encontro Mato-grossense de Educação e Economia Solidária, Emesol, que auxiliam no planejamento das atividades do programa
Segundo Clovis, são os programas voltados para ações afirmativas que passam a ser um diferencial da Unemat em relação a outras universidades, o que vai garantir a aproximação e parcerias entre a instituição ,órgãos do governo e instituições nacionais e internacionais e com isso o financiamento externo .
Representando o Camosc o professor doutor Abdala Untar, coordenador do curso , ressaltou o diferencial dessa graduação em Agronomia. O curso é direcionado para as práticas agroecologica, que englobam a sustentabilidade e a solidariedade.Configurado em regime de alternância , o curso , segundo o coordenador, por meio desse regime oportuniza que a universidade, representada pelo educando, esteja presente na comunidade e vice-versa. Para Untar, o Camosc formam técnico apenas , mas um técnico militante.
A programação também contou com a palestra da professora Jacqueline Costa que versou sobre o cenário nacional das políticas de cotas. A pesquisadora na sua fala contextualizou as políticas que vão resultar na discriminação da população negra. Na palestra ela cita o século XIX como o inicio das propagações de ações racistas , como a política do branqueamento e como essas ações irão refletir na situação da população negra até os dias atuais.
Com relação à reserva vagas para negros nas universidades, Jacqueline falou sobre as questões que permeiam essa ação. Para pesquisadora, não é só o acesso à educação de qualidade que são retiradas dessa parcela da população, mas também outros direitos como a saúde, ou seja, toda uma trajetória de vida que vai levar a essa condição de desigualdade.
O seminário termina na tarde de hoje com a formulação de um documento que será encaminhado a Proeg com proposições que irão apontar as diretrizes das políticas de ação afirmativas da Unemat.
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