Em mesa-redonda que discutiu a integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão , os pro-reitores de Extensão, professor mestre Ilário Straub, de Pesquisa e Pós-graduação(Prppg) professora doutora Carolina Joana da Silva e o o assessor da Pró-reitoria de Ensino e Pós-graduação , professor Alcione Lescano de Souza Júnior que representou o pró-reitor Agnaldo Rodrigues , foram destacadas ações e estratégias para que a integração seja realizada de fato entre as atividades fins da universidade.
A pró-reitora da PRPPG,Carolina Joana, ressaltou que este é o terceiro momento em que os representantes das pró-reitorias se unem em mesa-redonda em eventos para propor, conjuntamente com a comunidade acadêmica participante, inicativas nesse sentido. Nos eventos realizados este ano pela Proeg como o Fórum de Ensino Superior (FES); o Seminário de Extensão Universitária do Centro Oeste (Serex-Co) , promovido pela Proec e agora o Conic este tema foi colocado como discussão.
O pró-reitor Ilário Straub em sua fala ressaltou as ações envolvendo áreas do ensino, pesquisa e extensão promovido pela Proec conjuntamente com as pró-reitorias de Ensino e Graduação e Pesquisa e Pós-graduação como é o caso da Jornada de Concientização e Preservação do Rio Paraguai que insere na sua programação conferências com resultados de pesquisas realizadas nessas vertentes e palestras em escolas públicas e privadas realizadas pelos graduandos de áreas diversas da Unemat e as ações entre comunidade e universidade envolvendo até o momento de integração entre a academia, associações e poder público como a limpeza das margens do Rio Paraguai
O representante da Proeg defedendeu a iniciação científica como instrumento pedagógico .A pró-reitora Carolina Joana falou de ações simples que podem contribuir para essa real indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como a exposição dos pôsteres, inscritos no Conic, na Semana de Recepção de Calouros , organizado pela Proeg, que demostraria para os novos acadêmicos ações na área de pesquisa realizadas pelos acadêmicos e que poderiam ser uma opção de atividade para que eles pudessem adotar na vida acadêmica.
Outras ações são mais voltadas a inserção de alguns elemento nas políticas de ensino. A professora cita opotunidades que estão se abrindo pelo Ministério da Educação para o incentivo e valorização das licenciaturas. Proposta desenhada pelo Plano de Desenvolvimento da Educação, que insere o governo estadual. Ela disse que essa é uma grande grande opotunidade e falou da necessidade de se cosntrução projetos nessa área para serem encampados pelas agências de fomento do governo estadual e federal. Sobre a relação com o Governo do Estado , a pró-reitora falou "é necessario que o governo internalize suas ações e investimento na Unemat, bem como é importante que tenhamos o trabalho de sinalizar as demandas e desmostrar para o estado as ações que não são destacadas como estratégicas e que devem ser analisadas e apoiadas com financiamento e estruturação".
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24786 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária