A Universidade do Estado de Mato Grosso(Unemat) apresentou hoje(22) durante a programação da I Jornada Científica a Campanha de Consumo Responsável.A ação é uma iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Prppg) em possui a parceria da Associação Novo Encanto, organização não governamental que começou sua atividade na década de 90 no país e desenvolve trabalhos na área ambiental no estado.
Na presentação da proposta realizada pela pró-reitora da PRPPG, professora doutora Carolina Joana da Silva, o professor doutor Heitor Medeiros, que já atuou no Ministério do Meio Ambiente, e a representante da ONG, Cristiane Lima, foram expostas as ações que têm como fundamento amenizar as interferência humana no meio ambiente buscando a sustentabilidade.
De acordo com a proposta, o projeto teve início já na I Jornada da Unemat e busca, por meio do seqüestro de carbono emitidos pela utilização do transporte, energia elétrica, a compensação por meio do plantio de mudas de árvores encontradas que são típicas do Cerrado. A ação será realizada pela Associação Novo Encanto que já trabalha nessa vertente. Já foram realizados cálculos do gasto de combustível e energia elétrica no evento, que apontou para a necessidade do plantio de 200 mudas.
Outras ações previstas pela campanha se dá a partir do diálogo com os outros Câmpusuniversitários. São elas atitudes como a incorporação de hábitos como a utilização de copos permanentes em substituição aos descartáveis e das sacolas de algodão em substituição das sacolas plásticas de supermecado que são de grande dificuldade para a reciclagem. A intenção é que todos eventos realizados pela Unemat utilizem a compensação dos gastos de gás carbonicos com plantio de mudas.
Outras atividades estão ligadas ao cotidiano como a sensibilização para a utilização de copos permanentes, em substituição ao descartável,a busca de alternativas para a reutilização dos pápeis,com articulação com cooperativas de reciclagem, e economia de energia elétrica. Esta última pode ser feito em parceria com a Rede Cemat por meio do seu Programa de Economia de Energia.
Pantanal entre as sete maravilhas naturais
Para Heitor Medeiros, o programa tem como propósito aliar o discurso com a prática da sustentabilidade.A representante da ong, falou sobre as ações desenvolvidas pela associação e também enfatizou o apoio à campanha para a escolha do Pantanal como uma das sete maravilhas naturais. Por ter sua atuação também na área do Pantanal, assim como a Unemat, a associação está reunindo esforços para que os mato-grossenses, bem como as pessoas que admiram esse bioma possam estardando seu voto ao Pantanal por meio do site específico. A escolha do bioama entre as sete maravilhas naturais dará visibilidade e reverterá em investimentos ambientais voltados para sua conservação.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24810 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária