A Universidade do Estado de Mato Grosso lança “Campanha Consumo Responsável na Unemat” na I Jornada de Iniciação Científica que começou hoje na instituição. A meta é realizar um trabalho de mudança comportamental visando o consumo sustentável, explica a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Carolina Joana uma das idealizadoras.
A campanha tem como meta acabar com o uso de descartáveis na Unemat como copos plásticos para café e água, reciclar todo o papel que não é mais utilizado e que hoje vai parar no lixo e ainda reduzir o consumo de energia elétrica e água na instituição. Como símbolos da campanha foi distribuído para os participantes no evento uma sacola ecológica (Eco Bag) que pode ser utilizada nas compras de supermercado reduzindo a utilização de sacolas plásticas e também uma caneca de plástico para ser utilizada no evento e na própria Unemat.
Os professores Heitor Medeiros e Cassiano Cremon, que também estão a frente da campanha explicam que a proposta é que todos os Câmpusda Unemat, além da sede administrativa, assinem um termo de adesão da campanha que prevê ainda o plantio de árvores e a realização de cálculo de emissão de carbono na atmosfera na realização de cada evento realizado na instituição para que seja feito o seqüestro desse carbono com o plantio de árvores. “Nesse evento mesmo (I Jornada Científica) vamos fazer o cálculo de emissão de gás carbono e vamos seqüestrar esse carbono com o plantio de árvores em parceria com a ONG cuiabana “Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico”.
“Nós queremos que todo e qualquer evento que a Unemat realize seja calculado a emissão de carbono para que seja feito o seqüestro desse carbono com o plantio de árvores”, explica o professor Heitor que ministra aulas no mestrado institucional em Ciências Ambientais da Unemat. Além desse compromisso, os Câmpusque aderirem a campanha também devem começar a se mobilizar para eliminar o uso de descartáveis, e ainda buscar parceiros como cooperativas de materiais recicláveis para coletar e reciclar o papel descartado pela instituição.
“Esse é um trabalho de longo prazo. Vivemos em uma sociedade de consumo, mas estamos querendo desenvolver nas pessoas o consumo responsável para que possamos chegar na Unemat com o consumo sustentável, por isso os símbolos que adotamos da sacola ecológica (Eco Bag) para que possamos reduzir o uso de sacolas plásticas no mercado, e também o copo de plástico. Temos como parceiros nesse projeto a Rede Cemat, que estará fazendo um estudo para possamos reduzir o consumo de energia elétrica e também o CNPq que estará nos orientando em busca de projetos”, explica a professora Carolina Joana.
Entre as metas de redução de consumo de energia elétrica e água na Unemat a campanha visa a sensibilização da comunidade acadêmica, professores, alunos e técnicos-administrativos para evitar o desperdício. “São atitudes simples que precisamos adotar nas nossas vidas”, afirma o professor Heitor. A parceria com a Rede Cemat vai permitir que seja feito um trabalho de recuperação da parte elétrica da Unemat e substituição de aparelhos de ar condicionados e equipamentos para que se consuma menos energia elétrica, gerando um impacto positivo para o meio ambiente e também com economia financeira.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24860 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária