Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
Barra do Bugres discute qualidade e conformidade na pesquisa acadêmica e produção empresarial
Simpósio
Barra do Bugres discute qualidade e conformidade na pesquisa acadêmica e produção empresarial
18/09/2008 10:33:39
por Coordenadoria de Comunicação Social

O Departamento de Matemática do Campus da Unemat em Barra do Bugres por meio Laboratório de Metodologia Científica (LMC) realiza o Simpósio Centro-Oeste de Qualidade e Conformidade na Pesquisa Acadêmica e Produção Empresarial: "Por uma Cultura de Qualidade e Conformidade Técnico-Científica".

Segundo o promotor do evento, professor Kapitango-a-Samba, que  coordena o laboratório, o simpósio têm por objetivos debater e divulgar questões referentes à qualidade e conformidade na produção acadêmico-científica, empresarial e nas relações entre universidade e empresa; fomentar uma cultura de qualidade e conformidade à normalização na geração e sustentabilidade dos produtos empresariais e acadêmicos.

O evento tem como público-alvo professores, pesquisadores, acadêmicos, gestores, empresários, funcionários das secretarias estaduais e municipais e interessados em geral.

Durante o simpósio haverá a apresentação realizada  pelo Imeq-MT, do Programa Estadual de Avaliação da Conformidade(PEAC) nos serviços públicos e particulares e do Programa Matogrossense da Qualidade(Qualit)desenvolvido  pelo Senai/MT. Todos eles programas de estrema importância em termos da avaliação da conformidade e qualidade dos processos, produtos e serviços.

O simpósio é financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e apoiado pelo institutos de Metrologia e Qualidade do Estado de Mato Grosso (Imeq-MT), Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MT) e pelas empresas de que atuam no município deTangará da Serra que são  Alimentos Masson, Atuallis Moda Masculina , além de  Delcas Hotel.

Para o professor “a qualidade não algo voltado apenas para a indústria pesada, ela é inerente a todo e quaisquer processos ou serviços que realizemos, não está nem deve ser restringida ao âmbito comercial ou industrial, mas, sobretudo hoje, ela é também necessária aos processos educacionais”.

Ele complementa, “neste sentido, a educação universitária, os sistemas de investigação e gestão das instituições de ensino superior são objetos da qualidade, visando eficácia e equidade tanto na formação de profissionais quanto no comprometimento e responsabilidade social para com o desenvolvimento socioeconômico e territorial (local, regional e nacional)”, afirma o professor Kapitango-a-Samba.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24692 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada