A primeira noite de comemorações pelos 30 anos da criação do Instituto de Ensino Superior de Cáceres (IESC) foi marcada por muita emoção. A solenidade realizada no Museu da Unemat lembrou os primeiros passos que foram dados para a construção da Universidade do Estado de Mato Grosso prestou homenagens a autoridades e professores que sonharam e construíram no interior de Mato Grosso uma universidade pública que atende 108 municípios mato-grossenses.
O prefeito de Cáceres que assinou a lei que criou o IESC em 20 de julho de 1978, cujas a aula inaugural ocorreu em 4 de setembro do mesmo ano, Ernani Martins, esteve presente na solenidade e lembrou a importância da Unemat não só para Cáceres, mas para todo o estado. Ele foi o primeiro homenageado com o mérito universitário.
O professor e idealizador do IESC, João Porto, também muito emocionado, relembrou o sonho de um grupo de professores que desejavam ter o ensino superior no interior e decidiram criar uma faculdade que inicialmente ofertou os cursos de Letras e Estudos Sociais. “Nós não podíamos imaginar que aquela semente se transformaria no que é hoje a Unemat, mas a plantamos com a esperança de que florescesse”, afirmou. Ele também recebeu a homenagem e a gratidão da instituição pelo trabalho desenvolvido.
O deputado federal Pedro Henry, homenageado pelos trabalhos, saudou os presentes e ressaltou a importância da Unemat para Cáceres para a vocação de prestação de serviços como alternativa de desenvolvimento para a região.
O reitor da Unemat, Taisir Karim, lembrou que a Unemat é fruto da vontade popular. Ele ressaltou que foi acadêmico da instituição, fez sua qualificação profissional por meio da Unemat e que hoje está à frente da instituição para comemorar essa data histórica é motivo de muito orgulho e satisfação. “Agora a Unemat alcançou a maturidade e pode planejar o futuro e os próximos 30 anos”, disse.
Além das homenagens, a noite de comemoração contou com apresentações de danças típicas mato-grossenses e outros estilos de dança por parte de crianças e adolescentes que integram o grupo folclórico “Chalaninha”.
Exposição de Artes
Na oportunidade também foi aberta a exposição “Pelos Caminhos de Mato Grosso”, que conta com exposição de fotografias de cavernas, obras de arte em escultura e pinturas da professora Alaíde Montechhi Durão, artistas plásticos Pádua Nobre e Sebastião Mendes. A exposição ficará aberta a visitação pública por 30 dias no Museu da Unemat, localizado na cidade universitária no bairro Santos Dumont em Cáceres.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24776 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária