Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
Professora da Unemat analisa semelhanças entre escritores do Brasil e África
Literatura
Professora da Unemat analisa semelhanças entre escritores do Brasil e África
27/08/2008 15:37:37
por Coordenadoria de Comunicação Social

As semelhanças entre África e Brasil são o motivo primeiro de "Entre vôos, pântanos e ilhas: um estudo comparado entre Manoel de Barros e Eduardo White", título da tese de doutorado em Letras, da Professora da Unemat em Pontes e Lacerda, Marinei Almeida. A pesquisa foi destaque no Jornal Folha do Estado, na matéria denominada “Literatura: As semelhanças entre África e Brasil”, que circulou nesse domingo (24.08).

A razão para a escolha dos autores, segundo a publicação, passou pelo fato de ambos serem poetas da literatura de língua portuguesa, matéria diária do trabalho da professora de Teoria Literária e Literatura de Língua Portuguesa (África, Brasil e Portugal).

O trabalho baseou-se em quatro obras dos poetas escolhidos. No cuiabano Manoel de Barros, a abordagem se deu em “Gramática Expositiva do Chão” (1966) e Livro de Pré-Coisas (1985). Na obra do moçambicano Eduardo White, “Poemas da Ciência de Voar e da Engenharia de Ser Ave” (1992) e “Janela para o Oriente” (1999).

Autor de uma vasta obra literária, sobretudo poesia, White é hoje considerado um dos mais promissores escritores nas literaturas africanas de Língua Portuguesa. As duas obras de Manoel de Barros foram escolhidas por serem esses os melhores ícones do trabalho da linguagem e da criação poética do autor, de acordo com a pesquisadora.

A partir da escolha dos livros, a pesquisadora trabalhou a interseção do espaço-tempo, na relação de mistura de gêneros literários “e a contribuição desses fatores para o campo das discussões teórico críticas na modernidade”, define.

A Prof. Marinei Almeida possui especialização em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), mestrado e doutorado em Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP).

Mais informações sobre a pesquisa e entrevista com a autora: www.folhadoestado.com.br

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24694 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada