Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unitrabalho avaliará Programa de Educação e Sócio-economia Solidária
Evento
Unitrabalho avaliará Programa de Educação e Sócio-economia Solidária
05/08/2008 11:35:17
por Coordenadoria de Comunicação Social

Núcleo Unemat–Unitrabalho realiza reunião com docentes da Universidade dos Câmpusde Alta Floresta, Cáceres, Colíder, Tangará da Serra e Nova Xavantina para avaliar as ações do Programa Institucional de Educação e Sócio-economia Solidária (PIESES), aprovado pela Resolução 075/2006 do CONEPE. O evento acontece na sede do SINTEP, à rua Mestre João Monge Guimarães, 102, em Cuiabá, na próxima sexta-feira (15.08).

Na reunião será apresentado o programa Programa Institucional de Educação e Sócio-economia Solidária (PIESES) e avaliada a execução do Programa Nacional de Incubação de Cooperativas Populares (PRONINC), suas metas, o processo de acompanhamento e planejamento.

Com a proximidade de completar cinco anos de existência e dois de institucionalização, o Pieses desenvolve ações de extensão, pesquisa, ensino de graduação e pós-graduação. “Esse é um programa que mantém vínculo direto com a população camponesa e popular urbana na busca de desenvolver projetos de geração de trabalho e renda e, decorrente desta ação, são desenvolvidas pesquisas e extensão”, explicou o Coordenador Clovis Vailant.

O Programa da Unemat aprovou um projeto junto ao Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (PRONINC), que permitirá o desenvolvimento de iniciativas em Cáceres, Cuiabá, Colider, Tangará da Serra, Nova Xavantina, Barra do Bugres e Sinop. “O atual convênio é de cinco anos com recursos para os primeiros dois anos. A reunião tem ainda como objetivo planejar”, explica.

A parceria com outros órgãos federais e estaduais permite que o programa desenvolva ações em diferentes pontos do Estado, como o Curso de Agronomia com ênfase em agroecologia e sócio-economia solidária, em Cáceres, e uma especialização em Economia Solidária, em Tangará da Serra.

O Pieses conta com financiamento do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), Fundação Banco do Brasil. 

Agenda- Após a reunião, a partir das 18h00, a coordenação da Rede Matogrossense de Educação e Sócio-economia Solidária (REMSOL) vai debater a relação da rede com a Universidade e com o Fórum Estadual de Economia Solidária e ainda deliberar sobre a Lei Estadual de Fomento à Economia Popular Solidária.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24690 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada