Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Barra do Bugres sedia etapa 2008/2 do Programa de Educação Superior Indígena
Proesi
Barra do Bugres sedia etapa 2008/2 do Programa de Educação Superior Indígena
17/07/2008 15:11:23
por Coordenadoria de Comunicação Social

Começou nesta semana a etapa 2008/2 do Programa de Educação Superior Indígena Intercultural (Proesi) no campus da Unemat em Barra do Bugres. Durante a abertura da etapa, foi anunciada que o acervo documental do programa passou a ser denominado “Acervo Joana Saira” em homenagem a professora que faleceu recentemente e trabalhou por mais de 20 anos na Educação Escolar Indígena em Mato Grosso, dentre os quais, oito anos foram prestados no programa da Universidade do Estado de Mato Grosso.

A decisão de dar o nome da professora Joana Saira ao acervo do programa partiu do Conselho de Estudantes Indígena e do Colegiado de Curso. Atualmente o acervo conta com mais de 50 mil documentos escritos, 6 mil fotos, 150 fitas de vídeo e mais de 500 peças de artesanato das mais diferentes etnias. Os filhos de Joana Saira anunciaram que vão doar todas as peças de cerâmicas, plumária, cestaria e fotos que pertenciam a professora ao acervo da Unemat.

Na abertura da etapa do Programa de Educação Superior Indígena, o professor dr. Elias Januário, que é vice-reitor e coordenador do Proesi, ressaltou a importância da contribuição deixada pela professora Joana que justificam a homenagem dos estudantes e da Unemat. “A professora Joana Saira foi uma das grandes defensoras da Educação Escolar Indígena em Mato Grosso, com notável atuação nas aldeias e na luta pela consolidação dos direitos a autonomia e cidadania dos povos indígenas”.

Estiveram presentes a abertura da etapa 2008/2 cerca de 140 acadêmicos indígenas, além de docentes, monitores, técnicos e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Organização dos Professores Indígenas de Mato Grosso (OPRIMT) e do Conselho de Educação Escolar Indigena de Mato Grosso (CEI/MT).

A etapa começou na dia 14 de julho segue até o dia 08 de agosto. Durante esse período os acadêmicos indígenas terão aulas dos componentes curriculares: Economia Sustentável, matemática, História do Brasil e de Mato Grosso, Artes, Literatura, Políticas Públicas para a Educação, Direito e Legislação, Química e Educação para a Saúde.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24693 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada