Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Mato Grosso lamenta a morte do poeta Ricardo Guilherme Dicke
Pesar
Mato Grosso lamenta a morte do poeta Ricardo Guilherme Dicke
10/07/2008 17:26:57
por Coordenadoria de Comunicação Social

O mais premiado escritor de Mato Grosso Ricardo Guilherme Dicke morreu aos 71 anos em Cuiabá na manhã de ontem e foi enterrado nesta quinta-feira (10). A morte do romancista e poeta foi lamentada por governantes, escritores e intelectuais do estado.

As professoras da Unemat, Vera Maquêa e Madalena Machado, estão organizando um livro sobre os escritores Ricardo Guilherme Dicke e Manoel de Barros. O projeto do livro foi encaminhado pelas professoras para a Fapemat, dado o trabalho dos escritores.

A UFMT mantém um grupo de estudos denominado RG Dicke, que conta com a participação de vários professores da Unemat, que também lamentam a morte do poeta e artista plástico.

Dicke foi descoberto e reconhecido por escritores como Antônio Olinto, João Guimarães Rosa e Jorge Amado, e o livro Madona dos Páramos é constantemente comparado ao Grande Sertão Veredas pelos críticos literários.

Publicou os seguintes romances: "Deus de Caim"; "Como o Silêncio'; "Caieira"; "A chave do Abismo"; "Madona dos Páramos"; "O Último Horizonte"; "Cerimônias do Esquecimento"; "Conjuctio Opositoruium no Grande Sertão", tese de mestrado em Filosofia na UFRJ; "O Salário dos Poetas"; "Rio Abaixo dos Vaqueiros". Escreveu, além destes, mais de dez títulos de romances e outras vinte obras, de contos, teatro e poesia, que permanecem em sua casa aguardando um editor.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24694 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada