Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Assembléia Legislativa também participa de evento da assinatura das Leis da Unemat
PCCS
Assembléia Legislativa também participa de evento da assinatura das Leis da Unemat
30/06/2008 14:24:57
por Coordenadoria de Comunicação Social


No sábado (28/06), o governador Blairo Maggi foi ao município de Cáceres para a assinatura simbólica das três mensagens da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). Aprovadas em regime de urgência na Assembléia Legislativa, as mensagens já foram sancionadas e publicadas em Diário Oficial. Elas tratam de alterações administrativas, contemplando novas formas de financiamento, e dos Planos de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS`s) de servidores e docentes.

O governador conheceu a última instalação construída no endereço antigo do campus de Cáceres no bairro Cavalhada, que foi a biblioteca, e também participou da inauguração da arquibancada, cabine de imprensa e vestiários da vila olímpica no novo endereço da cidade universitária, no bairro Jardim Santos Dumont.

Representando o Legislativo, que intermediou mais de dez meses de negociação entre a comunidade acadêmica e o Executivo, o deputado estadual Alexandre Cesar (PT) destacou que a aprovação das mensagens foi fruto da luta de professores, técnicos e estudantes, mas também que foi gerada do consenso entre o governo, a comunidade acadêmica e a Assembléia Legislativa "que votou em tempo recorde as mensagens da Unemat". "A sociedade será a maior beneficiada com estas conquistas da Unemat, que vão assegurar passos sólidos e consistentes para o futuro da instituição", declarou o parlamentar.

Para o governador, a mudança na forma de financiamento da Unemat, não mais restrito só ao ICMS, vai prevenir que a instituição sofra com as baixas do agronegócio. Agora, além do índice de 4,2% sobre a arrecadação de impostos estaduais como o ICMS, IPCA e ITCD, foram incluídos repasses de 1,2% oriundos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

"No ano de 2003 a Unemat contava com R$ 30 milhões de orçamento, mas tínhamos então sete mil alunos. Agora são 14 mil alunos e para o ano que vem temos previsão de R$ 110 milhões. A instituição cresceu e vai garantir o desenvolvimento do Estado que recebe cada vez mais indústrias e estabelecimentos, que buscam mão de obra qualificada", discursou Maggi, que anunciou ainda a construção de um novo Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso (Ceprotec) em Cáceres.

Conforme o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, a aprovação das três mensagens da Unemat representa um marco histórico na jornada da instituição, que completa 30 anos de fundação. A presidenta da Associação de Docentes da Unemat (Adunemat), Maria Ivonete, e o presidente do Sindicato dos Técnicos, Miguel Rodrigues, enfatizaram que agora será possível aumentar a produção científica e a qualidade do ensino na universidade, uma vez que a dedicação exclusiva e os PCCS´s delegam maior comprometimento e segurança a docentes e servidores.

As mensagens- A mensagem nº 39/08 (Projeto de Lei Complementar nº 17/08) altera e revoga dispositivos da Lei Complementar nº 30/93, que criou a Unemat. Já as mensagens nº 40/08 (projeto de Lei Complementar nº 18/08) e nº 41/08 (projeto de Lei Complementar nº 19/08), criam os Planos de Cargos, Carreiras e Subsídios de técnicos administrativos e docentes.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24692 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada