Cerca de 300 acadêmicos participam do 1º Simpósio de Ciências Agrárias e Biológicas da Unemat, realizado no campus da Unemat em Cáceres até esta quarta-feira (05.06). O evento acontece no Centro de Estudos de Liminologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal (Celbe), com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).
O simpósio inclui palestras, exposição de painéis, apresentação oral e resumos, abordando diferentes áreas do conhecimento como: ecologia, genética, botânica, fisiologia, zoologia, saúde, educação, engenharia agrícola, zootecnia, extensão rural, solo, recursos hídricos, sistemas de produção agrícola e gestão ambiental. Ao todo foram submetidos 85 resumos. “O número de inscritos superou a nossa expectativa. Os trabalhos foram avaliados por área de conhecimento para seleção dos melhores para que sejam apresentados oralmente”, explicou a chefe do Departamento de Ciências Biológicas, Leila Valderez Gattass.
Na abertura do evento na noite desta terça-feira (03.06), o reitor da Unemat, Taisir Karim, afirmou que este encontro mostra para a comunidade interna e externa as pesquisas realizadas na Universidade. “É um local de encontro de diferentes professores e acadêmicos vindos de locais distintos”, afirmou. Entre o público participante, além de acadêmicos de Cáceres, estão presentes estudantes da Unemat em Pontes e Lacerda e Poconé, da Unic e Univag.
Para o reitor, o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) e da Fapemat tem contribuído de forma decisiva para fortalecer a pesquisa e pós-graduação na Unemat. “Há investimentos da Secitec na infra-estrutura, construção de centros de pesquisa, aquisição e modernização de equipamentos e na aprovação de diferentes projetos de pesquisa por meio de editais específicos”.
O coordenador do campus de Cáceres, Adriano Aparecido Silva, reforçou que a realização de um evento multidisciplinar como este requer muitos esforços, entretanto, permite o diálogo entre diferentes saberes. “Esse evento promovido em conjunto por dois departamentos mostra a maturidade das pesquisas e ações desenvolvidas pela nossa Universidade”, disse.
Os cursos de Agronomia e Ciências Biológicas mantêm trabalhos de pesquisa e alunos com bolsas de iniciação científica em desenvolvimento conjunto. “É uma forma de socialização dos trabalhos de pesquisa dos docentes e discentes dos dois departamentos e, também, um convite à reflexão neste 5 de Junho, Dia do Meio Ambiente”, disse a chefe do Departamento de Agronomia Zulema Netto Figueiredo.
Lançamento de livros- o evento também dedicou espaço para que diferentes autores lançassem obras acadêmicas, entre elas: “Ikpeng”, coordenado pelo professor Elias Januário; “Projeção de mitos na construção histórica no teatro clássico”, professor Agnaldo Rodrigues da Silva; “Corpo, Educação e Cultura: tradições e saberes da cultura mato-grossense”, professora Beleni Saleti Grando; “Quintais mato-grossenses: espaços de conservação e reprodução de saberes”, professores Germano Guarim Neto e Maria Antonia Carniello; e “Prática pedagógica emancipatória; o professor reflexivo em processo de mudança”, Solange Maria de Barros Ibarra Papa.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24805 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária