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Comunidade acadêmica discute avaliação do ensino superior
II FES
Comunidade acadêmica discute avaliação do ensino superior
26/05/2008 15:46:09
por Coordenadoria de Comunicação Social

A avaliação do ensino superior universitária foi tema de discussão na segunda edição do FES. A mesa realizada na sexta-feira(23) foi composta pelas professoras doutoras Elizete Gonzaga , da Unemat, e Jane Fraga Tutikian da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS) e INEP. A professora mestre Geysa Atala Curvo, coordenadora de Concursos e Vestibulares(Covest) da Unemat foi a mediadora da discussão. As mesas-redondas tiveram como propósito trazer informações e opiniões variadas sobre assuntos que foram discutidos com mais profundidade nos grupos temáticos oportunizado pelo fórum. Estes objetivaram levantar propostas que foram apresentadas na plenária final no último sábado(24)

Na programação da última sexta-feira (23) foram apresentadas duas mesas. A primeira tratou sobre a política de ingresso e permanência do discente no ensino superior e foi composta pelo professor mestre Paulo Alberto dos Santos Vieira e o representante na área educacional da Funai regional,Carlos Márcio Vieira Barro. As políticas afirmativas também foram abordas pelos participantes O professor Paulo Alberto direcionou sua fala para discussão sobre a ideologia do mérito. Para ele a política de bolsa é elemento fundamental para permanência dos estudantes nas universidades, sendo assim ela não pode ser estruturada a partir dessa ideologia. Na opinião do docente qualquer política de bolsa tem que alocar os estudantes nas atividades fins da universidade, ou seja, no ensino, na pesquisa, extensão e cultura.

Na mesa da Avaliação do Ensino Superior: Reforma Universitária, as participantes falaram sobre o histórico das políticas de avaliação universitária até chegar ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Elizete Gonzaga direcionou sua fala sobre o tema avaliação institucional versus tomada de decisão. A docente também abordou os caminhos escolhidos pelas universidades nesse modelo atual de avaliação. Ela explicou que o Sinaes é estruturado em dois vieses: o regulatório e o participativo. A professora analisou que por mais que esse sistema tenha seu aspecto regulatório e que veicule os seus resultados aos processos de credenciamento e de recredenciamento de cursos de graduação, ele tem também seu caráter participativo e isso pode ser percebido no incentivo ao processo auto-avaliação. A forma de encaram esse sistema é de cada instituição que pode percebê-lo apenas pelo lado da regulamentação ou como um instrumento que fomente os espaços de discussão e reflexão sobre o sentido de universidade.

A professora Jane Fraga Tutikian falou sobre as concepções de avaliação enfocando dois grandes modelos: o anglo-americano e o francês e holandês . Sobre o primeiro ela disse e que foi o modelo que marcou profundamente o sistema de avaliação brasileiro na década de 90.Ela explicou que o primeiro foi uma espécie de transposição terminológica conceitual do mundo dos negócios para o pedagógico. Já o segundo é o que vivenciamos atualmente com o Sinaes que pretende ser um modelo de avaliação mais global. A professora defende que esse é o primeiro modelo implantado no país que não é fragmentado, ou seja, ele pretende avaliar a instituição, o desempenho docente e o curso. “O Sinaes visa estimular a melhoria da qualidade acadêmica da própria gestão institucional , articulando a regulação com as condições para realizar a própria avaliação”, disse a professora compartilhando da opinião de outros integrantes da mesa sobre a importância do processo de avaliação como instrumento de formulação de gestão de política pública.

Sobre a realização do II Fórum de Ensino Superior da Unemat, Jane Fraga declarou “Este fórum é um lugar da universidade se pensar , se ver e se transformar. Não é uma transformação que vem de fora, imposta, mas uma transformação legítima porque parte da discussão das pessoas sobre a própria atuação da instituição”.

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