Pioneira na América Latina na oferta da formação superior específica e diferenciada para a população indígena , a Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, por meio do coordenador do projeto Terceiro Grau Indígena, Elias Januário, foi convidada a participar do I Seminário de Educação Superior Indígena em Goiás. Promovido pelas universidades , estadual e federal, de Goiás, em parceria com a secretaria de educação do estado e Fundação Nacional do Índio, Funai, o evento objetivou fomentar discussões acerca da formação superior para professores indígenas em exercício, possibilitando assim a qualificação desses profissionais para atuarem nas escolas indígenas de suas aldeias.
Na programação do seminário, que teve início no dia 17 de dezembro, conferências e palestras , versadas por estudiosos na áreas da lingüística,ciências sociais e educação escolar indígena, representantes do Ministério da Educação como o coordenar de Educação Indígena do MEC, Kleber Gesteira Matos e lideranças indígenas discutiram as perspectivas para implementação de uma educação superior voltada para as comunidades indígenas no estado goiano.
.
A participação da Unemat foi pautada na socialização da experiência Terceiro Grau indígena, projeto que proporciona a educação superior em concordância com os anseios das comunidades indígenas e que tem como referencial teórico a interculturalidade, respeitando assim os conhecimentos e aspectos da cultura indígena e não indígena
Utilizando projeções de imagens em datashow, Januário apresentou aos presentes a trajetória da elaboração e execução do projeto Terceiro Grau Indígena, discorrendo sobre sua metodologia de ensino; consolidações de parcerias e financiamentos, e a participação da comunidades indígenas nesse processo. O coordenador também relatou o cotidiano da realização dessa proposta que é considerada uma referência nacional. “ Para os participantes foi muito interessante ouvir e ter todo esse material , toda essa experiência que a Unemat está tendo na oferta da formação superior desses professores índios”, declarou Elias que ressaltou o apoio oferecido pela Unemat para a realização desse projeto em Goiás “ O reitor Taisir Karim pediu para que expressasse às instituições de Goiás o interesse da Unemat de estar apoiando essa iniciativa em termos técnico- operacionais, evidenciando assim a importância da colaboração para que experiências como esta possam ser desenvolvidas em outros estados”, complementou .
.
O Terceiro Grau Indígena atende a 198 alunos de 33 etnias provenientes de 11estados brasileiro. Em seu terceiro ano de atuação, o projeto é executado em sistema modular com etapas presencias , realizadas nos meses de janeiro, fevereiro e julho e intermediárias, que ocorrem nas comunidades. O projeto é fruto da parceria entre Unemat, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, Seduc, Funai e Prefeitura Municipal de Barra do Bugres.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24915 | Impressões: 158398 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária