A Comissão instituída pelo Conselho Estadual de Educação CEE-MT, composta pelos técnicos Maria Socorro de Góes, Ilda Fernandes Chavarria e Djalma Vieira do Nascimento, chegaram ao final da tarde de segunda-feira (19) em Juara, devendo permanecer até 21 de maio para avaliar o curso de Pedagogia ofertado pela Unemat no campus.
Esta comissão já manteve na noite de 19, o primeiro contato com os acadêmicos do curso, onde observaram e obtiveram respostas aos quesitos elaborados pela mesma, que são próprios e com total isenção nos critérios de análise. Muito embora a Comissão deva seguir a legislação vigente para construção do seu relatório, quesitos como formação do corpo docente, projetos, metodologias das aulas, organização departamental, infra-estrutura, laboratórios, biblioteca, espaços físicos para atividades didáticas pedagógicas deverão também ser objeto de análise.
O Departamento de Pedagogia de Juara é composto por dezenove professores e uma técnica, sendo a grande maioria dos professores mestres, desenvolvendo suas atividades neste curso, desde a posse no último concurso público.
O Departamento é chefiado atualmente pelo Professor Ms. Roberto Alves de Arruda que vêm se preparando para receber a visita do CCE/MT, cobrando das instâncias competentes providências enérgicas quanto às necessidades do curso, não só para o momento da avaliação, mas também para o seu funcionamento.
O curso de Pedagogia passou recentemente por reestruturação na sua Matriz Curricular, o que possibilitará oferecimento ao acadêmico, outras habilitações até então desconhecidas, como: atuação na Gestão e Espaços não Escolares. Com isso além das habilitações para docência nos anos iniciais da escolarização o acadêmico poderá atuar nestes espaços onde exigem conhecimentos pedagógicos, tais como equipes multidisciplinares de: recursos humanos, empresas públicas e privadas além de prestar concurso público para várias outras funções que exigem a habilitação em pedagogia.
Neste sentido, a visão do pedagogo se amplia para conquista de novos espaços, não apenas aqueles oriundos da escolarização formal, mas também nos espaços não escolares, ampliando com isso o leque de possibilidades de emprego e renda.
Esta avaliação do Conselho Estadual de Educação visa cumprir a legislação vigente, onde todos os cursos e instituições de Educação Superior são avaliados constantemente para garantir padrão de qualidade do curso.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24767 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária